terça-feira, março 01, 2011

 

Os Pilares da Saúde


Veja o que Ryuho Okawa [1] tem a dizer a respeito disso.

Sobrevivendo à nossa sociedade moderna e estressante

Um estilo de vida saudável é extremamente importante, um tesouro que o dinheiro não pode comprar (mas pode favorecer...). Um bom controle sobre o corpo e a manutenção de um estilo de vida saudável são as chaves para se viver feliz durante muito tempo. Isso lhe permitirá aproveitar a vida, sem causar incômodos às outras pessoas.

Na maioria das vezes, as pessoas ficam doentes por estarem cometendo exageros (excessos), ou então porque de algum modo se descuidaram. Da mesma maneira, muitos se machucam por falta de atenção ao que estão fazendo. Aqueles que se concentram em demasia no aspecto espiritual às vezes tendem a se preocupar muito pouco com o corpo. No entanto, sem um corpo saudável, fica difícil viver com um sentimento constante de felicidade.

É preciso a conscientização de que o espírito e o corpo estão intimamente interligados. No outro mundo (o espiritual), somente o espírito existe, mas, neste em que estamos agora (o físico), o corpo e o espírito influenciam-se mutuamente. Assim, se a mente, que é o nosso coração espiritual, estiver doente, o corpo também adoecerá e, quando o corpo está doente, o estado da mente também piora.

Atualmente, está aumentando o número de pessoas que morrem de câncer, e a realidade é que, em quase todos os casos, as causas são estresse (stress) espiritual, ansiedade e angústia.

A mente, que é o nosso coração espiritual, é capaz de materializar as coisas por meio dos nossos pensamentos; por esse motivo, o estado mental afeta instantaneamente o nosso corpo, causando alterações no estado físico. Se o espírito, que se expressa através da mente, ficar doente, o corpo também ficará.

Não estou querendo dizer, de maneira nenhuma, que "pessoas más ficam com câncer". O problema é que, numa sociedade estressante como a nossa, é muito difícil controlar a mente, e sem perceber acabamos nos sentindo continuamente pressionados. Em muitos casos, essa pressão (estresse), a exaustão espiritual, o medo, as preocupações desnecessárias a respeito do futuro e as dúvidas em geral, fazem com que surjam as doenças.

Se a condição espiritual se deteriora, o corpo começa a refletir isso. Há muitos casos de pessoas que ficam doentes porque a empresa em que trabalhavam faliu ou porque estão muito endividadas. Nessas circunstâncias, o estado mental das pessoas é afetado muito antes do corpo.

Do mesmo modo, quando o corpo fica doente, o coração espiritual gradualmente se deteriora, resultando em mais e mais descontentamento e queixas. Por isso, às vezes a pessoa acaba dirigindo palavras ásperas aos outros, descarregando a raiva em cima deles, gerando um ambiente desarmônico ao seu redor. Em resumo, se o corpo está doente, a mente, nosso coração espiritual, também está.

É por esse motivo que precisamos tomar consciência de que, tal como é ensinado no budismo, "neste mundo, o corpo e o espírito estão unidos, não podem ser separados e influenciam-se mutuamente". Portanto, é extremamente importante cuidarmos do corpo.

Uma alimentação adequada, a dose certa de exercícios físicos e um descanso apropriado (com
a consequente redução do estresse) são os segredos (os três pilares) da saúde. É necessário estar sempre atento à alimentação, praticar exercícios físicos regularmente e dormir o suficiente. A nutrição, os exercícios e o descanso formam uma base muito importante cujo equilíbrio deve ser mantido para proporcionar um estilo de vida saudável. É simples assim! Se a condição física estiver ruim, significa que houve desequilíbrio entre esses três fatores. Portanto, é preciso tomar consciência disso e esforçar-se para manter o equilíbrio.

Referência:
[1] Ryuho Okawa, Curando a Si Mesmo: A Verdadeira Relação entre o Corpo e o Espírito, Editora Cultrix, 2010. ISBN 978-85-316-1102-5.

Marcadores: , , , , , , ,


Comments:
grande Rui, achei esses maravilhosos textos:

Dhanwantari: Um Guia Completo Para Uma Vida SaudÁvel Por HARISH JOHARI

http://books.google.com.br/books?id=NXoxM4ubtiwC&pg=PA149&dq=jejum&hl=pt-BR&ei=sJZtTca4CYnMgQfG8p30Aw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CE4Q6AEwCDgK#v=onepage&q=jejum&f=false

até +
 
tbm existe um livro chamado, As 7 Biorotas Para a saude, mto bom, tem no google.books tbm!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?