quarta-feira, junho 30, 2010
Oscar Quiroga - 965
DOIS PLANOS EM ANDAMENTO
Marcadores: Quiroga
terça-feira, junho 29, 2010
Oscar Quiroga - 964
O QUE HÁ PARA TODOS NA COMUNHÃO
Marcadores: Quiroga
segunda-feira, junho 28, 2010
A Inteligência do Corpo
A medicina ocidental vê o homem como uma unidade à parte da Natureza. Esse é um dos maiores erros cometidos. O ser humano faz parte da natureza - ter saúde é estar em paz com a natureza.
Como a medicina ocidental tem uma visão mecanicista do ser humano, sempre que a mecânica puder ser bem-sucedida, essa medicina será bem sucedida. O ser humano, contudo, não é uma máquina. É uma unidade orgânica e precisa de um tratamento que não se restrinja apenas à parte que está doente no momento. A parte doente é só um sintoma de que todo o organismo está passando por dificuldades. Ela está visível simplesmente porque é a parte mais fraca.
A parte doente é tratada e aparentemente curada, mas depois a enfermidade aparece em outro lugar. Evitou-se que a doença se expressasse, e ela agora está mais forte. Mas o homem continua não sendo compreendido como um todo: ou ele está doente ou saudável, não existe meio-termo. O organismo precisa sempre ser visto como um todo.
É muito importante entender que o corpo está sempre pronto para ouvi-lo - você nunca conversou com ele, nunca tentou se comunicar com ele. Você tem vivido nele, o tem usado, mas nunca lhe agradeceu. Ele serve a você e faz isso do jeito mais inteligente possível.
A natureza sabe que o seu corpo é mais inteligente do que você, porque nenhuma das funções mais importantes do corpo foi deixada a seu cargo - e sim a cargo dele. Por exemplo, a respiração, o batimento cardíaco, a circulação sanguínea, a digestão dos alimentos: nada disso está sob a sua responsabilidade. Caso contrário, você estaria em um completo caos neste momento.
Se deixassem a respiração por sua conta, você já estaria morto. Não haveria a menor possibilidade de você estar vivo, pois você se esqueceria de respirar a qualquer momento. Se brigasse com alguém, esqueceria de respirar. Ao dormir, iria se esquecer de fazer o seu coração bater. Como você poderia se lembrar? E você sabe quanto serviço o seu sistema digestivo tem? Você sai por aí comendo coisas e acha que está fazendo um bom trabalho, mas isso pode ser feito por qualquer um.
Na Segunda Guerra Mundial, um homem levou um tiro e a bala atravessou o seu pescoço. Ele não morreu, mas não conseguia mais comer ou beber nada porque a garganta teve que ser fechada. Os médicos fizeram uma pequena abertura na lateral do estômago e colocaram ali um tubo por onde entraria a comida. Ele precisava pôr o alimento neste tubo, mas, daquele jeito, comer não tinha graça nenhuma, nem mesmo quando ele colocava um sorvete lá. O home ficava com muita raiva e dizia:
- Não sinto o gosto de nada!
Então um médico sugeriu:
- Faça o seguinte: sinta o gosto primeiro na boca e, depois, coloque o alimento no tubo.
Foi assim que esse homem viveu durante 40 anos. Primeiro ele mastigava e degustava a comida. Depois ele a jogava no tubo. O mecanismo funcionava bem, porque tudo o que temos no corpo é um tubo e nada mais. A diferença é que ele está escondido por baixo da pele. Nesse pobre homem, o tubo estava descoberto, mas era até melhor, porque ele poderia limpá-lo e tudo mais.
O sistema digestivo opera milagres. Os cientistas dizem que, se tivéssemos que fazer tudo o que o sistema digestivo de um único homem faz, precisaríamos de uma grande fábrica para transformar a comida em sangue e, depois, separar os elementos que são necessários em diferentes lugares. Alguns são necessários no cérebro e têm de ser mandados para lá por meio da corrente sanguínea. Outros são necessários em lugares como os olhos, a pele ou os ossos, e o corpo faz todo esse trabalho com perfeição durante 70, 80, 90 anos - mas ainda assim você não vê a sabedoria dele.
Você já deve ter ouvido falar dos alquimistas, pessoas que tentavam transformar metais básicos em ouro. Seu corpo está fazendo muito mais que isso: está transformando em sangue e ossos todas as porcarias que você vai jogando para dentro. Não apenas isso: ele transforma essas porcarias em alimento para o seu cérebro. A partir de sorvete e refrigerante, ele compõe o seu cérebro, um cérebro que pode criar um Rutherford, um Albert Einstein, um Buda, um Zaratustra, um Lao Tsé. Aprecie o milagre!
O cérebro é uma coisa pequenininha, encapsulada em um pequeno crânio... Ainda assim um único cérebro pode conter todas as bibliotecas do mundo. Sua capacidade é quase infinita: trata-se do maior banco de dados que existe. Se você quiser fazer um computador com essa mesma capacidade, precisará de quilômetros de área só para fazer com que ele funcione. Embora a ciência tenha se desenvolvido tanto e os cientistas venham tentando, ainda não encontraram a chave para transformar sorvete em sangue, ou talvez criar um cérebro a partir do sorvete. Talvez nunca aconteça ou, se acontecer, será um feito do cérebro do inventor - mais um milagre dele.
Quando você começar a se comunicar com o seu corpo, as coisas se tornarão mais fáceis. O corpo não precisa ser forçado, ele pode ser persuadido. Não é preciso brigar com o corpo - isso é feio, violento, agressivo, e qualquer conflito irá apenas criar mais tensão. Você não precisa estar em conflito: deixe que o conforto se torne a regra. O corpo é um presente tão bonito de Deus que brigar com ele é negar o próprio Deus. Ele é um santuário, e fomos colocados dentro desse santuário; ele é um templo. Existimos dentro dele e temos que cuidar muito bem dele - essa é nossa responsabilidade.
Faça o que estou propondo. Vai parecer um pouco absurdo no começo, porque nunca nos ensinaram a falar com o corpo. Milagres podem acontecer por meio dele. Acontecem o tempo todo e nem percebemos. Enquanto eu estou falando, minhas mãos acompanham com gestos o que estou dizendo. Eu falo: a minha mente está comunicando algo e meu corpo a acompanha. O corpo se relaciona com a mente.
Quando você quer levantar a mão, você não precisa fazer nada - ela simplesmente levanta. O corpo entende a mera idéia de que você quer levantá-la. É um milagre. Na verdade, a biologia e a fisiologia ainda não foram capazes de explicar como isso acontece. Há uma idéia: você quer levantar a mão. Como fazer para que essa idéia se transforme numa mensagem física para a mão? E isso ocorre muito rápido, quase instantaneamente.
Por exemplo, eu estou falando com você e minha mão continua colaborando, sem atraso algum. É como se o corpo e a mente funcionassem paralelamente. O corpo é muito sensível. É preciso aprender a conversar com ele. A partir daí, muitas coisas podem ser feitas.
Siga o corpo. Nunca, em hipótese alguma, tente dominá-lo. O corpo é o seu alicerce. Quando você começar a entendê-lo, 99% de seus problemas desaparecerão. Mesmo assim, você não o ouve.
O corpo diz "Pare! Não coma mais!", e você continua comendo, pois está ouvindo a sua mente. A mente diz: "Está muito gostoso, uma delícia! Quero mais." O corpo já está enojado, o estômago está gritando "Pare! Já chega, estou cansado!", mas a mente continua: "Puxa, que sabor incrível, vamos, só mais um pouquinho." Ouça o corpo: 99% de seus problemas desaparecerão e o 1% que restar consistirá apenas de acidentes, não de problemas de verdade.
Contudo, desde a mais tenra infância, tiram a nossa atenção do corpo, somos afastados dele. Uma criança chora, pois está com fome, e a mãe olha para o relógio porque o pediatra disse para só deixar o bebê mamar depois de três horas. Ela não olha para a criança. A criança é o verdadeiro relógio, mas a mãe ouve o que o pediatra diz. O bebê está chorando, pedindo comida naquele momento. Se não for alimentado no mesmo instante, sua atenção será desviada do corpo. Em vez de comida, ele recebe uma chupeta. Está sendo enganado e trapaceado. Recebe algo falso, de plástico, que tenta iludir e acabar com a sensibilidade de seu corpo. A sabedoria do corpo não pode se expressar, a mente está interferindo. O bebê é acalmado pela chupeta e cai no sono. Pouco depois o relógio diz que já se passaram três horas e você tem de amamentar a criança. Ela dorme profundamente, o corpo dela está adormecido, mas ainda assim ela é acordada porque o pediatra disse que era preciso amamentá-la. Mais uma vez a criança tem seu ritmo destruído. Aos pouquinhos, você perturba todo o seu ser. Em algum momento a criança terá perdido totalmente o contato com o corpo. Quando fica adulta, não sabe mais o que quer - se quer comer ou não, fazer amor ou não. Tudo é manipulado por algo externo. Alguém folheia a Playboy e sente vontade de fazer amor: isso é idiota, isso é coisa da mente. Esse amor não pode ser grande coisa! Vai ser só um espirro, uma válvula de escape, nada mais. Não será amor de jeito algum. Como o amor pode acontecer por meio da mente? A mente não sabe nada sobre o amor. Passa a ser um dever. A pessoa tem uma mulher ou um marido, então precisa fazer amor, isso vira um dever. Obedientemente, religiosamente, todas as noites essa pessoa faz amor. Não há mais espontaneidade. Então ela começa a ficar preocupada porque sente que aquilo não a satisfaz. Em breve irá procurar outra mulher, outro homem. Começará a racionalizar: "Talvez não seja a pessoa certa para mim. Talvez não seja a minha alma gêmea. Pode ser que não sirva para mim. Com certeza eu não sou a pessoa certa para ela porque já não me excita."
O problema não é a mulher ou o homem: nenhum dos dois está no corpo. Se as pessoas estivessem em seus corpos, ninguém deixaria passar a beleza que se chama orgasmo. Se as pessoas estivessem em seus corpos, teriam os primeiros vislumbres de Deus por meio do orgasmo.
Ouça o seu corpo, siga seu corpo. A mente é tola, o corpo é sábio. Se você mergulhar fundo no seu corpo, encontrará, oculta nessas profundezas, a sua alma.
O corpo é extremamente belo e complexo. Nada é tão complexo e sutil quanto ele. Você nada sabe a respeito dele. Só o olhou pelo espelho, mas nunca olhou para ele de dentro - do contrário, veria que ele é um universo em si mesmo. É por isso que os místicos estão sempre dizendo que o corpo é um universo em miniatura. Quando olhado de dentro é tão vasto! Milhões e milhões de células, e cada célula com uma vida própria, funcionando com tamanha inteligência que parece quase inacreditável, impossível, inconcebível.
Você como alguma coisa e o seu corpo transforma essa comida em sangue, ossos, medula. Você come e o corpo transforma a comida em consciência, pensamento. Um milagre está acontecendo a todo momento. E cada célula funciona tão sistematicamente, de maneira tão ordenada, com tal disciplina interior que parece impossível, pois são muitos milhões de células. Existem 70 milhões de células só no seu corpo - 70 milhões de almas. Cada célula tem a sua própria alma. E como funcionam com tamanha coerência, com tanto ritmo e harmonia! E as mesmas células transformam-se nos olhos, na pele, no fígado, no coração, na medula, na mente e no cérebro. As células se especializam, mas são as mesmas. Como se movimentam, trabalhando com sutileza, em silêncio!
Conheça o seu corpo, mergulhe fundo em seus mistérios, pois ali estão as suas raízes. O corpo é a sua terra, você está enraizado nele. Sua consciência é como uma árvore no corpo. Seus pensamentos são os frutos. Suas meditações, as flores. Você está enraizado no corpo. O corpo o apóia. Você ama e o corpo apóia. Odeia e o corpo apóia. Deseja matar alguém, ele o apóia. Deseja proteger alguém, ele o apóia. Na compaixão, no amor, na raiva, no ódio - em todas as situações - , o corpo está sempre do seu lado.
Ele é seu amigo, não um inimigo. Portanto, ouça a linguagem dele, decore essa linguagem e, pouco a pouco, à medida que você entra no livro do seu corpo e vira as páginas, você toma consciência de todo o mistério da vida. Condensado, esse mistério está no seu corpo. Ampliado milhões de vezes, está no mundo todo. Mas, sintetizado numa pequena fórmula, o mistério da vida está presente no seu corpo.
O corpo contém todos os mistérios do universo. Ele é um universo em miniatura. A diferença entre o corpo e o universo é só quantitativa. Assim como um único átomo encerra todos os segredos da matéria, o corpo encerra todos os segredos do universo. Não é preciso buscar segredos lá fora, basta voltar-se para dentro.
E o corpo precisa ser bem cuidado. Não vá contra ele, não o condene. Caso o condene, você estará condenando Deus, porque ele habita os mais profundos recessos do corpo. Deus escolheu essa casa - o seu corpo - para viver. Respeite seu corpo, ame-o, cuide dele.
As chamadas religiões criaram muito antagonismo entre o homem e o corpo. É verdade que você não é o seu corpo. Contudo, isso não significa que você tenha de se voltar contra ele. O corpo pode levá-lo ao inferno ou ao céu: é um veículo simples, neutro. Ele está pronto para levá-lo aonde você quiser. É um mecanismo de imensa complexidade, beleza e ordem. O que dizer de todo o universo, se até mesmo esse pequeno corpo encerra tão notável milagre? Por isso chamo o corpo de templo do divino.
Depois que você muda de atitude em relação ao seu corpo, fica mais fácil penetrar nele, porque ele se abre, deixa que você entre e começa a revelar seus segredos. Foi assim que descobriram os segredos do ioga e do Tao. O ioga não surgiu da dissecação de cadáveres. A medicina moderna está baseada em corpos e em sua dissecação. Há algo de errado nisso. A medicina ainda não conseguiu conhecer o organismo vivo. Dissecar um corpo morto é uma coisa - saber algo sobre um corpo vivo é algo totalmente diferente. Mas a ciência moderna não tem como conhecer o corpo vivo. O único meio de conhecê-lo é esquartejá-lo e cortá-lo, mas, no momento em que ele é cortado, deixa de ser o mesmo fenômeno. Compreender uma flor no galho, na árvore, é uma coisa. Arrancá-la e examiná-la é outra, completamente diferente.
Albert Einstein, o homem, possuía qualidades que o seu cadáver não tinha, nem poderia ter tido. Quando um poeta morre, seu corpo está ali, mas onde está a sua poesia? Quando um gênio morre, o corpo está ali, mas onde está a genialidade? Os corpos de um idiota e de um gênio são similares. É impossível dizer, apenas dissecando um corpo, se ele pertenceu a um gênio ou a um idiota, se pertenceu a um místico ou a alguém que nunca se deu conta do mistério da vida. Você está simplesmente olhando a casa, enquanto o ser que morava ali já não está mais presente. Você está estudando a gaiola - mas o pássaro já se foi e estudar a gaiola não é o mesmo que estudar o pássaro. Ainda assim, o corpo encerra em si o divino.
O verdadeiro caminho é mergulhar dentro de si mesmo e observar seu próprio corpo dali, do âmago do seu ser. É uma alegria incrível vê-lo funcionando, palpitando. É o maior milagre que já aconteceu no universo.
Muitos problemas são psicossomáticos, porque corpo e mente não são coisas distintas. A mente é a parte interior do corpo e o corpo é a parte exterior da mente. Portanto, qualquer coisa pode começar no corpo e invadir a mente ou vice-versa. Não existe divisão ou compartimento estanque.
Grande parte dos problemas possui duas extremidades: eles podem ser abordados através da mente ou do corpo. Algumas pessoas acreditam que todos os problemas vêm do corpo - os fisiologistas, os pavlovianos, os behavioristas... Eles tratam o corpo e, evidentemente, em 50% dos casos têm sucesso. Eles esperam que, à medida que a ciência evolui, tenham ainda mais sucesso. No entanto, nunca irão ultrapassar os 50%. Isso não tem nada a ver com a evolução da ciência.
Outras pessoas crêem que todos os problemas vêm da mente, e essas pessoas estão tão equivocadas quanto as anteriores. Os hipnotistas, os mesmeristas, os psicoterapeutas, todos acham que os problemas vêm da mente. Eles também são bem-sucedidos em 50% dos casos e também acham que, cedo ou tarde, acabarão por acumular cada vez mais êxitos. Isso é bobagem. Não podem ser bem-sucedidos em mais de 50% dos casos - esse é o limite.
No meu modo de ver, todo problema tem de ser atacado por ambos os lados, simultaneamente. Só assim o ser humano poderá ser curado em 100% dos casos. Quando a ciência se tornar perfeita, irá trabalhar dos dois jeitos.
É preciso começar pelo corpo, que é a porta da mente. E, por ser grosseiro, o corpo é mais facilmente manipulado. O corpo deve ser libertado de todas as estruturas acumuladas e, ao mesmo tempo, a mente tem de ser estimulada a começar um movimento ascendente e se livrar de todas as cargas que a empurraram para baixo.
Lembre-se sempre de que não é possível dizer apenas "processo fisiológico" ou "processo mental". Eles não são coisas diferentes, são duas partes do mesmo todo. Qualquer coisa que você faça fisiologicamente afeta a sua mente e qualquer coisa que você faça psicologicamente afeta o seu corpo.
Pode-se dizer que o corpo é o estado sólido de uma energia e a mente é o estado líquido dessa mesma energia. Por isso, não importa o que esteja fazendo fisiologicamente, não pense que os efeitos irão terminar aí. Não tente imaginar como isso poderia ajudar a transformar a sua mente. Se você ingerir álcool, o que acontece com sua mente? O álcool vai para o corpo, não para a sua mente, mas o que acontece com ela? Se tomar LSD, ele também vai para o corpo, não para a mente, mas qual é a reação dela?
Caso seu corpo faça jejum, qual é o resultado em sua mente? Por outro lado, se você pensa em algo de cunho sexual (com sua mente), o que acontece com o seu corpo? Ele é imediatamente afetado! Sua mente pensa num objeto sexual e o seu corpo começa a se preparar para o sexo.
O cientista William James tinha uma teoria. No início do Século XX, ela parecia bem absurda, mas, num certo sentido, ela estava certa. Ele e outro cientista chamado Lange apresentaram a tese conhecida como teoria James-Lange. Normalmente, dizemos que, se você tem medo, isso o faz fugir e correr para longe, ou, se você fica com raiva, isso faz com que seus olhos fiquem injetados e você comece a atacar o inimigo. James e Lange, contudo, propunham exatamente o contrário. Eles diziam que você só sente medo porque foge e só fica com raiva porque seus olhos ficam injetados e você bate no inimigo. James e Lange diziam que, caso não fosse assim, então eles queriam ver um único caso de raiva em que a pessoa não estivesse com os olhos injetados e o corpo não fosse afetado. Tente ficar enraivecido sem que seu corpo seja afetado e você descobrirá que você não consegue.
No Japão ensina-se às crianças um método muito simples para controlar a raiva: não faça nada a respeito. Apenas respire fundo algumas vezes. Experimente e verá que você não consegue ficar com raiva. Por que? Por duas razões: você começa a respirar fundo, e a raiva exige um determinado ritmo respiratório. Sem esse ritmo, fica impossível ficar com raiva.
Se você estiver respirando fundo conscientemente, a raiva não pode se expressar. Ela precisa de uma respiração diferente. Ninguém consegue ficar com raiva respirando profundamente. Além disso, sua mente se desvia. Quando você fica irritado e começa a respirar fundo, sua mente desvia a atenção do sentimento para se concentrar na respiração. O corpo não fica num estado favorável para sentir raiva e a mente passa a se concentrar em outra coisa. É difícil, então, ficar enfurecido. Por isso os japoneses são as pessoas mais controladas do planeta - eles treinam desde a infância.
Um dos meus amigos estava em Kyoto e escreveu-me um carta dizendo: "Vi um fenômeno tão belo hoje que resolvi escrever para te contar. Quando eu voltar, quero entender como isso é possível. Um homem foi atingido por um carro. Ele caiu, levantou, agradeceu ao motorista e foi embora - ele agradeceu ao motorista!"
No Japão, não é difícil que isso aconteça: basta que o homem tenha respirado fundo algumas vezes. Sua atitude muda e torna-se possível até mesmo agradecer a uma pessoa que estava prestes a matá-lo.
Processos fisiológicos e processos psicológicos não são coisas diferentes: são uma coisa só, e você pode partir de qualquer um desses polos para afetar e mudar o outro.
Num mundo melhor, toda pessoa cuja profissão seja tratar do corpo irá praticar meditação. Se o corpo está sofrendo, é porque existe algo por trás, pois tudo está interligado. Portanto, não se pode curar uma pessoa tratando apenas de seu corpo: ela precisa ser tratada em sua totalidade. Mas, para vê-la em sua totalidade, é preciso ser capaz de olhar para si mesmo e reconhecer sua própria totalidade.
Todo médico deveria meditar - do contrário, nunca será um médico de verdade. Pode ter títulos acadêmicos e uma licença para praticar a medicina, mas, para mim, é um charlatão, porque não conhece a pessoa inteira. Por isso ele trata os sintomas.
Surge um sintoma, como uma enxaqueca ou uma dor de cabeça - você pode cuidar dele, mas não investiga a fundo para saber por que a pessou passou a ter enxaqueca. Talvez ela esteja se sentindo sobrecarregada, preocupada, deprimida. Ou tenha se retraído tanto que isso chega até a doer. Talvez ela esteja pensando demais e não consiga relaxar a mente por um único instante. É possível então tratar do sintoma, forçá-lo a desaparecer por meio de venenos e remédios. Ele surgirá em outro lugar, porque a raiz do mal continua intocada.
Não são os sintomas que devem ser tratados, mas as pessoas. E as pessoas são orgânicas, são completas. Às vezes, a doença pode estar nos pés e a sua causa na cabeça. Outras vezes, a doença está na cabeça e a causa nos pés. O ser humano é um só, absolutamente conectado! O corpo não só está conectado a si mesmo como também à mente. Portanto, corpo e mente - soma e psique - estão ambos conectados a uma alma transcendental.
Fonte: Osho, Corpo e mente em equilíbrio, Editora Sextante, 2008.
Marcadores: corpo, doença, inteligência, Osho, saúde
Oscar Quiroga - 963
A DISTORÇÃO INTENCIONAL
Marcadores: Quiroga
domingo, junho 27, 2010
Oscar Quiroga - 962
INDIVIDUALIDADE E EGOCENTRISMO
Marcadores: Quiroga
sábado, junho 26, 2010
Oscar Quiroga - 961
POUCA ÁGUA BENTA E MUITA PRESUNÇÃO!
Marcadores: Quiroga
sexta-feira, junho 25, 2010
O Carma
É certo que cada ação produz seu resultado, mas não em algum lugar distante em uma vida futura. A ação e o resultado são contínuos, eles são parte de um processo. Você pensa que semear e fazer a colheita são ações separadas? Ambos são um único processo. Aquilo que começa com a semeadura cresce e, um dia, uma semente se transforma em milhares de sementes. É o que você chama de colheita. É a mesma semente que explodiu em milhares de sementes. Não há qualquer intervenção da morte, não é necessário pensar em vida após a morte: é um contínuo.
Portanto, o que deve ser lembrado é que toda ação, de fato, terá suas consequências, mas estas não vão acontecer em nenhum outro lugar: você irá presenciá-las aqui e agora. Muito provavelmente elas se farão presentes quase simultaneamente.
Quando você é gentil com alguém, você não sente uma certa alegria? Uma paz interior? Um senso de propósito? Você não se sente contente com o que fez? Há uma certa satisfação interna. Você já sentiu esse mesmo contentamento quando estava zangado, cheio de ódio, fez mal a alguém, ou estava louco de raiva? Alguma vez sentiu essa paz, esse silêncio surgindo dentro de você nessas situações? Não, isso é impossível. Você certamente irá sentir algo, mas será uma tristeza, porque novamente agiu como um tolo, porque fez a mesma coisa idiota que havia decidido várias vezes que não faria.
Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.
Oscar Quiroga - 960
ALÉM DA IMAGINAÇÃO
Marcadores: Quiroga
quinta-feira, junho 24, 2010
Oscar Quiroga - 959
APESAR DE TUDO, O BEM É INVENCÍVEL
Marcadores: Quiroga
quarta-feira, junho 23, 2010
O Caos
Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.
Marcadores: caos, liberdade, ordem, Osho
Oscar Quiroga - 958
A LEI DA PURIFICAÇÃO
Marcadores: Quiroga
terça-feira, junho 22, 2010
Mensagem de Mãe Maria
Amados Filhos,
Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.
A luz do amor incondicional se faz presente em vosso planeta para que possais concluir mais uma etapa de vossa jornada rumo à ascensão.
Sabeis já que vossas mentes e corações necessitam vibrar em uma única e mesma sintonia, para que vossas ações no mundo tridimensional reflitam os anseios de vossas almas.
É tempo, pois, de agirdes em conformidade com o desejo maior de vossas almas.
Até hoje, a ação do ser humano tem sido permeada pelo egoísmo e pela indiferença.
O irmão que passa ao largo de vossa existência, clamando por ajuda e compreensão, nada representa a não ser mais um que tenta arrebatar parte do que achais pertencer só a vós.
Isso precisa mudar, amados, eis que nada pertence a vós!
Tudo vem do Criador e Ele destina a vós a porção exata, aquela porção que necessitais para cumprirdes vossa missão, nada mais!
Essa porção é só vossa, lembrai sempre, e nada ou ninguém a confiscará.
Todavia, o que não é vosso precisa ser devolvido, na forma do compartilhar, para que chegue ao seu real destinatário.
Refleti sobre essa verdade, amados, pois essa é a premente lição que precisais aprender neste tempo, se quereis atingir a felicidade.
A vida não mais deixará impunes aqueles que agem somente para concretizar seus próprios interesses egoístas, buscando ter tudo à custa de todos.
Lembrai-vos que o egoísmo leva ao isolamento, e o isolamento aumenta a distância entre vós e o Criador.
Quando maior a distância entre vós e o Criador maior será a falta que sentireis de tudo aquilo que precisais para ser feliz.
Sim, amados! É tempo de ver o Criador em tudo e em todos, é tempo de desvelar o véu da ignorância que vos faz crer somente nos laços de sangue ignorando os laços da alma.
Vossas almas se entrelaçam desde o início dos tempos, para que possais compreender o real e verdadeiro sentido de “ser uno com o Criador.”
Cada irmão, cada minúscula partícula de vida que habita vosso planeta, é parte do Criador.
Vivenciar a totalidade do Pai é vivenciar o mútuo compartilhar com todas as formas de vida, é alimentar a compreensão que sois “parte do Todo”, e como parte precisais vos reintegrar a tudo que, como vós, tem a mesma origem e o mesmo propósito: ser pleno para ser mais um co-criador que escolheu ser e agir como o Pai Criador.
Deixai, pois, o mundo dual onde o desencontro de sentimentos, pensamentos e ações tem levado o ser humano a co-criar tão somente o caos e a confusão; quanto mais caos e confusão, mais distante vos encontrareis de vosso objetivo, do propósito que vos trouxe ao mundo da terceira dimensão.
A separação decorrente do caos e da confusão em vosso mundo chegou ao ponto máximo neste tempo, exigindo que cada ser encarnado exercite o livre-arbítrio para fazer a grande escolha: luz ou escuridão!
A luz vos mostra o caminho do retorno ao Pai.
A escuridão vos faz mergulhar no profundo abismo onde nada pode ser criado, eis que onde inexiste luz, inexiste criação.
Contudo, para trilhardes o caminho de volta precisais manifestar a coesão de mente e coração, a coesão que torna possível o retro agir.
Quem manifesta o retro agir se reintegra ao caminho do coração, a trilha sagrada onde vossos mestres gravaram todas as virtudes que o Pai vos ofertou.
Buscai, pois, resgatar as memórias de vossa herança divina e, de posse delas, livres das amarras do passado, manifestar a total liberdade de ação.
Agir pautados em vossos corações; agir na cadência do amor, agir para sedimentar a alegria que devolve aos Filhos da Terra a imagem da serenidade refletida no oceano da paz.
Esse é o objetivo maior do vosso momento e esse é o tempo de concretizá-lo.
Lembrai-vos que o tempo da misericórdia se escoa rapidamente, e urge que a humanidade conclua as mudanças imprescindíveis para que possa alçar vôo a uma nova oitava de luz.
Bem amados, que vossas orações sejam o alicerce que sustenta a fé e determinação indispensáveis para que toda a humanidade resgate a compreensão dos passos necessários a serem dados neste tempo, para que a luz seja ancorada definitivamente em vosso amado planeta, e em todos os seus filhos.
Bem amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos e envolvendo a todos no meu manto de proteção porque Eu Sou Maria, Vossa Mãe.
SP - Mensagem de Mãe Maria-17-2010 canalizada por Jane M. Ribeiro aos 21/06/2010
Marcadores: Mãe Maria
Oscar Quiroga - 957
INJÚRIA
Marcadores: Quiroga
segunda-feira, junho 21, 2010
Oscar Quiroga - 956
E NÓS AQUI NOS QUEIXANDO!
Marcadores: Quiroga
sábado, junho 19, 2010
Oscar Quiroga - 955
A NECESSÁRIA INSENSATEZ
Marcadores: Quiroga
sexta-feira, junho 18, 2010
Oscar Quiroga - 954
DISCIPLINA É O CAMINHO!
Marcadores: Quiroga
quinta-feira, junho 17, 2010
A Atenção
Todos falam sobre seu próprio sofrimento. Por que há tanta ênfase nisso? Por que dar tanta atenção a seu próprio sofrimento? Lembre-se do ditado: "Aquilo em que você presta muita atenção irá crescer". A atenção é um alimento. Se você der atenção a algo, fará com que isso cresça ainda mais.
Os biólogos dizem que uma criança cresce mais se for amada porque, através do amor, ela recebe mais atenção. Mesmo uma planta crescerá mais se lhe for dada uma grande atenção. Se for negligenciada, contudo, levará mais tempo para se desenvolver, ainda que todo o resto lhe seja dado: solo adequado, fertilizantes, chuva, sol. É um fato científico, observado e comprovado. Se você amar a planta, prestar muita atenção nela, falar com ela, se algumas vezes disser a ela "Eu te amo", então ela crescerá mais rapidamente.
A atenção é uma vitamina. O que há de mais vital na existência é atenção. Se ninguém o amar, você vai começar a murchar. Se ninguém lhe der atenção, a morte vai se instalar: você passará a querer morrer. Mas, se alguém lhe der atenção, você tornará a viver. A atenção é a vida, é o impulso de vida.
Se ninguém o amar, você irá cometer suicídio por não ser capaz de amar a si mesmo. Se você fosse capaz disso, se fosse capaz de dar atenção a si mesmo, você não precisaria da atenção de mais ninguém. Um buda pode viver sozinho neste planeta, mas não você. Se você ficar sozinho, irá cometer suicídio imediatamente. Você irá pensar: "Qual o sentido? Por que devo continuar vivo? Quem irá me amar? Quem eu irei amar?"
Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.
Oscar Quiroga - 953
BURACOS NEGROS E FONTES BRANCAS
Marcadores: Quiroga
quarta-feira, junho 16, 2010
Oscar Quiroga - 952
ABRE-TE SÉSAMO!
Marcadores: Quiroga
terça-feira, junho 15, 2010
O Amor
É possível amar o mundo inteiro. O amor nunca deveria ser possessivo. Não deveria ser exclusivo, e sim inclusivo. Quando o amor é inclusivo, você é capaz de reconhecê-lo como tal. Quando um amor é exclusivo, dedicado exclusivamente a uma pessoa, você o restringe tanto que acabará matando-o. Você estará destruindo sua infinitude. Estará tentando colocar todo o céu em um espaço mínimo, um espaço tão pequeno que não será capaz de contê-lo.
As pessoas deveriam amar. O amor não deveria ser apenas um relacionamento, deveria ser um estado de ser. E sempre que você ama uma pessoa, através dela ama a todos. E se o amor realmente houver acontecido, você descobrirá, de repente, que começou a amar as árvores e os pássaros, o céu e as pessoas. Quando você está amando um homem ou uma mulher, o que exatamente está acontecendo? Quando você ama uma mulher, você está amando todas as mulheres. Aquela que você ama é apenas uma representante, um exemplo de todas as mulheres que já existiram, que existem e que irão existir. Essa mulher em particular é apenas uma porta para a feminilidade. Mas uma mulher não é apenas uma mulher, é um ser humano também.Então você estará amando todos os seres humanos. E uma mulher não é apenas um ser humano, é também um ser. Então você estará amando todos os seres. Uma vez que você esteja amando, ficará surpreso ao ver que a energia de seu amor é liberada para todos. Esse é o verdadeiro amor.
O amor possessivo não é o verdadeiro amor. Ele é tão minúsculo que se sufoca e sufoca o outro também. Mas é assim que tem sido até agora - a amor nunca tem sido inclusivo. Ensinaram a você apenas como amar de forma exclusiva.
Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.
Marcadores: amor, exclusão, inclusão, Osho
Oscar Quiroga - 951
O CENTRO QUE NÃO É
Marcadores: Quiroga
segunda-feira, junho 14, 2010
A Ambição
As ambições são contagiosas. Evite as pessoas ambiciosas, do contrário parte da febre delas o contaminará. Você pode começar a seguir em uma direção que não é a sua, pode começar a fazer coisas que nunca pensou em fazer, mas fez apenas porque estava em companhia de alguém...
Olha para a sua vida: quase toda ela é acidental. Não é essencial, é acidental. Seu pai queria que você fosse médico, então você se tornou um médico. Ele desejava que seu filho se tornasse um médico famoso: ele realizou a ambição dele. Usou você como um meio para realizar a ambição dele. Isso não é amor, isso é exploração.
A ambição está na raiz da loucura. Tente entender sua ambição: seu esforço para ser alguém no mundo irá deixá-lo louco. Tente apenas "ser ninguém" e você não terá mais problemas. Deixe de lado a ambição e comece a viver, porque a pessoa ambiciosa não consegue viver: ela sempre deixa as coisas para depois. Sua vida real permanece no futuro, um futuro que nunca chega. Uma pessoa ambiciosa irá tornar-se agressiva e violenta, e pessoas violentas e agressivas acabam ficando loucas.
Aqueles que não têm ambições estão em paz, cheios de amor e compaixão. Por outro lado, uma pessoa ambiciosa está sempre com pressa, com urgência, correndo em direção a algo que ela sente vagamente estar presente, mas que jamais irá encontrar. É como o horizonte: algo que não existe, apenas parece existir. As pessoas que não são ambiciosas vivem no aqui e agora, e viver aqui e agora é ter sanidade. Estar totalmente presente neste momento é ter sanidade.
Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.
Marcadores: ambição, loucura, Osho, sanidade
Oscar Quiroga - 950
DECISÃO É SACRIFÍCIO DE DESEJOS
Marcadores: Quiroga
domingo, junho 13, 2010
As Lágrimas
As pessoas perderam quase que completamente a dimensão das lágrimas. Elas só as deixam sair quando estão em profundo estado de dor ou sofrimento. Esqueceram-se de que as lágrimas também podem ser de felicidade, de enorme prazer, de celebração. Pode-se chorar de tanto rir.
As lágrimas não têm nada a ver com o sofrimento ou a felicidade. Elas têm a ver com qualquer coisa que seja muito profunda e precise transbordar. Pode ser felicidade, pode ser tristeza. Qualquer coisa que seja intensa demais, impossível de conter, algo que transborde: a xícara ficou cheia demais. As lágrimas saem desse excesso. Então, dê a elas o seu devido valor.
Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.
Oscar Quiroga - 949
ALEGRIA
Marcadores: Quiroga
sábado, junho 12, 2010
A Imperfeição
O perfeccionismo é a causa básica de todas as neuroses. Ninguém pode ser perfeito - ninguém precisa ser perfeito. A vida é bela porque tudo é imperfeito. A perfeição é a morte, a imperfeição é a vida. É por causa da imperfeição que o crescimento é possível. Se você for perfeito, então não haverá crescimento possível, não haverá movimento. Nada poderá acontecer com você, pois tudo já terá acontecido. Você estará absolutamente morto.
Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.
Marcadores: imperfeição, Osho, perfeição
Oscar Quiroga - 948
VOCÊ É FEITO DE DEUS
Marcadores: Quiroga
sexta-feira, junho 11, 2010
Oscar Quiroga - 947
FAZENDO AMIZADE COM O TEMPO
Marcadores: Quiroga
quarta-feira, junho 09, 2010
Oscar Quiroga - 946
A EXPERIÊNCIA DE SER
Marcadores: Quiroga
terça-feira, junho 08, 2010
Mensagem de Mãe Maria
Amados Filhos,
Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.
Muitos são os canais em vosso mundo que transmitem as minhas bênçãos.
Hoje, através deste canal, eu vos transmito alento.
Que possais compreender que só o amor pode vos ajudar a vencer todos os obstáculos, e vos dar o alento para ultrapassá-los sem nunca esmorecer.
Mergulhai, pois, no fluxo contínuo do amor que jorra de todas as esferas para o vosso mundo, e para cada um de vós, e alimentados por sua força e poder dai mais um passo, e outro mais, consciente de vossa capacidade de tudo vencer, consciente da doce frequência que tem o poder de curar todas as feridas, atuando como um bálsamo que faz cicatrizar revolta e sofrimento, mágoa e remorso, injustiça e dor.
Contudo, amados, absorver a frequência do amor exige compreensão, exige desprendimento, exige humildade, exige CRER.
Crer no Pai Criador.
Crer na igualdade entre todos os filhos do homem.
Crer na Mãe Natureza, a grande mantenedora do sustento de vossos corpos.
Crer na força da vida que se revela pelo pulsar de vossos corações.
Crer no Poder Divino que vos impulsiona.
Crer na Sabedoria Divina que nutre vossa mente e flui para o mundo através de vossas ações.
Sim, para absorver a luz do amor, e prosseguir na jornada, se faz necessário crer no poder/amor/sabedoria que o Pai vos ofertou!
Só crendo no dom que herdastes do Pai podereis ser amor, dar amor e no eterno compartilhar do amor construir um mundo melhor!
O mundo do ser pleno, o mundo onde habita Seres de Luz.
Oh, amados! Tendes enfrentado tantos desafios que muitas vezes vos esqueceis de vossa origem e vos deixai abater pelo desânimo, pela angústia, pelo sofrimento e pela dor.
Acordai!
Sois poderosos seres que movidos pela força do amor podem vencer todos os obstáculos!
Não desanimeis, pois, neste ponto de vossas jornadas.
Lembrai-vos que o caminho cada vez se estreita mais, e só aqueles que crêem encontram espaço para nele transitar, passo a passo, dia após dia, certos de que o alvorecer está próximo trazendo com ele a Luz da Redenção.
Rendei-vos, amados! Esse é o vosso objetivo nesse tempo; rendei-vos ao sagrado na certeza de que através dele tendes a oportunidade de resgatar vossa estampa divina, e com ela vossa verdadeira identidade, a identidade que vos foi ofertada pelo Pai.
É através dela que podereis dissolver todas as emoções, todos os desejos egoístas, todas as mentiras, toda hipocrisia, toda falsidade criada no mundo da ilusão até que reste em vós somente Amor Divino.
O Amor Divino vos faz mergulhar em uma profunda alegria, uma alegria que só faz crescer vossa sintonia com o Criador, a sintonia onde vossa percepção é ilimitada, onde não existe qualquer barreira a transpor, onde tudo é pleno, farto, abundante, feliz.
Não existem palavras em vosso vocabulário limitado para descrever o “estado de ser” com o Pai Criador.
Lembrai-vos, que mergulhastes no mundo da ilusão para resgatar esse estado, para merecer esse estado de plenitude constante onde a vida é, onde ser é a condição constante que revela o verdadeiro sentido da palavra viver.
Cultivai, pois, o alento que vos impulsiona a romper todas as barreiras existentes entre vós e a suprema felicidade.
Deixai pensamentos, sentimentos e ações negativas para trás; buscai a outra face dessa moeda a que chamais vida, a face positiva, o lado brilhante, claro, transparente, reafirmando a crença de que podeis sim escolher a luz, escolher o bem, escolher pensar positivo e expressar sentimentos e ações que reflitam somente a beleza da vida, a luz do amor incondicional.
Utilizai a poderosa ferramenta da oração para iluminar vossas vidas, ajudando-vos a dissolver todas as sombras que ainda pairam em vós e sobre vós.
Libertai-vos de toda escuridão que tolda vossa visão.
Mergulhai, diariamente, no fundo de vosso ser para que possais compreender a natureza de vossos pensamentos, sentimentos e ações e, assim fazendo, dar a eles uma nova direção, a direção apontada por vossos corações que sempre vêem um propósito maior em tudo que vos é ofertado pela vida e que, dependendo de vossas escolhas, vos levarão a manter a manifestação do verdadeiro ser divino que sois.
Bem amados, vosso mundo precisa despertar para o verdadeiro sentido do amor.
Ajudai-vos e ajudai vossos irmãos a reencontrar o caminho do coração, cultivando a esperança de que o caos, a dor e o sofrimento não precisam mais fazer parte da vida dos Filhos da Terra; ajudai-vos e ajudai-os a escolher refletir no mundo da ação somente a verdade do Pai Criador, verdade que precisa se impor definitivamente para que a paz seja a nova realidade a imperar na Mãe Terra.
Que possais, pois, vos manter centrados em vossos corações, para que possais sempre ouvir somente vossas almas concluindo, assim, rapidamente vosso processo de transformação.
Bem amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos e envolvendo a todos no meu manto de proteção, porque Eu Sou Maria, Vossa Mãe.
SP-07/06/2010- Mensagem de Mãe Maria-16-2010 recebida por Jane M. Ribeiro
Marcadores: Mãe Maria
Oscar Quiroga - 945
A INFLEXÃO
Marcadores: Quiroga
segunda-feira, junho 07, 2010
A Felicidade
Sempre olhe para as coisas de forma que você também seja capaz de encontrar algo de bom que possa lhe trazer felicidade. A vida é curta, e a felicidade é muito difícil. Não perca nenhuma oportunidade de ser feliz.
Em geral, fazemos exatamente o oposto: não perdemos nenhuma oportunidade de ficarmos infelizes.
Estar feliz é um grande talento. É necessária uma grande inteligência, uma grande percepção, uma quase genialidade para estar feliz. Estar infeliz é muito trivial. Mesmo pessoas idiotas podem ser infelizes. Não significa nada. Todo mundo gosta de contar os seus problemas, que as tornam infelizes. É muito fácil ser infeliz, porque a mente vive através da infelicidade. Se você permanecer feliz por um tempo longo, a mente começa a desaparecer, porque não há uma conexão entre a felicidade e a mente. A felicidade é algo que a transcende.
Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.
Marcadores: felicidade, infelicidade, Osho
Oscar Quiroga - 944
ORGANIZAÇÃO BENÉFICA
Marcadores: Quiroga
domingo, junho 06, 2010
Oscar Quiroga - 943
MUNDO SUPERIOR
Marcadores: Quiroga
sábado, junho 05, 2010
Os Animais
O QUE SÃO OS ANIMAIS?
*por Maitreya*
Perguntam-me muitas vezes em e-mails sobre animais e o papel deles no plano terreno.
Devo dizer que muitos não concordarão com o que vou discutir aqui.
Entretanto, é a verdade.
Já falei sobre os animais no meu website, em minhas canalizações sobre animais e karma, e sobre os animais sob seus cuidados.
Os animais participam da evolução também; eles são almas tal como vocês são.
Entretanto, eles são diferentes, pois vivem no agora, enquanto que vocês vivem no passado a maior parte de sua vida e vocês se preocupam com o futuro.
Os animais não fazem isto.
Por viverem no agora, eles não têm passado, nem se importam com o futuro.
Tudo que importa a eles é a sobrevivência - o agora.
Eles podem ser treinados para serem quase humanos e, sim, com repetição, eles podem entender sua linguagem. Eles conhecem as palavras "comida", "passeio" e muitas outras.
Eles rapidamente se ajustam ao seu pensamento e sabem que quanto mais eles amam vocês, mais vocês os amarão.
Minha canalizadora, Margaret, estava preocupada em pôr seu gato num gatil enquanto ela ficaria na Nova Zelândia por um mês do tempo terreno.
Eu garanti a ela que, não somente o gato seria bem cuidado pelo pessoal especializado em gatos, mas que o gato iria viver num estado de agora.
Apesar de poder ser um mês no tempo terreno para Margaret, para o gato será apenas o agora.
Não haverá período de tempo para o gato.
Sim, o gato pode sentir falta dela, mas logo, ele sossegará, e antes de perceber, Margaret estará em casa.
Perguntaram-me:
"Animais tornam-se humanos?"
Sim, claro que se tornam.
Eles evoluem tal como vocês evoluem.
A cada evolução eles ficam mais próximos do humano.
Normalmente quando eles se tornam humanos, eles nascem em comunidades tribais, onde eles aprendem a ser humanos. Eles, então, evoluem a partir daí.
Margaret uma vez me perguntou de onde provinha certo medo, e eu lhe mostrei a vida em que ela foi um cão.
A lembrança em Margaret foi incrível - ela pôde ver tudo.
Ela nunca mais duvidou depois dessa experiência.
Os animais podem se tornar a companhia mais maravilhosa, amigos e até um familiar.
Muitos de vocês tiveram encarnações em muitas vidas com seus animais, daí a conexão que vocês sentiram quando conheceram seu animal.
Mais do que tudo, os animais são uma parte da humanidade, uma parte do Espírito.
Sim, eles entram para um grupo de almas - semelhante a uma tribo - mas quando eles desejam visitar vocês ou vocês desejam visitá-los em Espírito, isto se faz possível e vocês se encontram individualmente.
O amor deles por vocês transcende o tempo, tal como vocês conhecem o tempo.
Há alguns que maltratam seus animais, e me perguntaram:
"O que acontece a essas almas?"
Posso lhes assegurar que quando estas almas se virem no Salão dos Espelhos, sem o ego presente, elas ficarão mortificadas, e o que se dá deve voltar.
Em outra encarnação eles não voltarão como um animal - apesar do que certos budistas dizem - mas eles experimentarão um tratamento doentio exatamente na medida daquele que eles deram na sua vida.
É a regra do Universo: o que você dá você recebe!
Amem seus animais, pois eles amam vocês - incondicionalmente.
____________________________
/Fonte: /*/http://www.maitreya-edu.org/blog//*
/Tradução para De Coração a Coração:
A Terra Oca - 31
Eis um vídeo da NASA (filmado a partir de um satélite) mostrando que as luzes da aurora na Antártica é gerada por algo que sai de um buraco naquele continente. Esse buraco daria passagem para o interior de nossa Terra oca:
http://www.nasa.gov/mov/133778main_FUV_640x480.mov
Marcadores: aurora, NASA, terra oca, vídeos
Lao Tzu e o Tao
Alguém perguntou a Lao-Tzu: ”Como você chegou lá?”
Ele respondeu: ”Eu estava sentado sob uma árvore e tinha feito tudo que podia ser feito, tudo o que era humanamente possível, e estava completamente frustrado. Muita coisa aconteceu por meio disso, mas não tudo; algo estava faltando, algo estava ausente, e o elo que faltava era o mais difícil de encontrar. Então, enquanto eu estava sentado sob a árvore, uma folha seca caiu lentamente da árvore e foi levada pelo vento. O vento estava indo para o norte e a folha foi levada para o norte; então o vento mudou seu curso e começou soprar para o sul, e a folha começou a ser levada para o sul; então o vento parou, e a folha caiu no chão sem nenhuma luta de sua parte, sem nenhuma direção própria e ela descansou serenamente.
Neste momento a mensagem foi transmitida, a partir deste dia, tornei-me uma folha seca, este era o elo que faltava. Pude atingir muitas coisas através do esforço, mas não pude atingir o “Tao”. Somente alcancei quando me harmonizei com Ele e percebi que o meu destino é o destino do “Todo”. Quando não pensamos separado, em termos de individualidade, compreendemos o sentido verdadeiro de viver de acordo com o Tao. Percebemos que o Todo vive e move-se através de nós; não é você que respira, mas o Todo que respira você, e tudo é uma grande benção – uma graça.
Descobrimos que não há necessidade de ficar tenso, se preocupar com o quê? Todas as preocupações e tensões existem porque imaginamos um destino individual; seguimos contra a corrente. Este é todo o segredo do fracasso. O sábio abandona essa idéia de seguir “contra”. Este é o verdadeiro significado de serenar, silenciar, meditar.
Esta atitude de divisão, de antagonismo é um reflexo do próprio estado de consciência de cada um. Muitas pessoas ouvem os ensinamentos do Tao, mas não o significado, a mensagem. Esta sempre tem algo sutil, vem com a palavra, mas não é a palavra. A palavra é como uma flor e o significado como a fragrância que a circunda. Por isso, um mestre pode lhe dar a flor, mas a fragrância você precisa sentir por si mesmo. Precisa ficar mais sensível. Por isso a meditação, o Tai Chi Chuan.
A sensibilidade é fundamental no caminho do Tao. Uma pessoa de sensibilidade sabe e sente que precisa fazer alguma coisa; ele se empenha a apurar seus sentidos e perceber o sutil, o invisível; pois começa a compreender que seus sentidos estão encobertos pela poeira da mente e a partir desta percepção não poderá nunca mais aceitar viver como um tolo, na incompreensão.
Saibam que a atitude taoista é seguir com a vida – seguir ao longo do caminho, sem impor condições, apenas seguir com ela aonde for que a vida o leve. Você é fruto da vida, faz parte dela, então como ela poderá feri-lo. Não é preciso ter medo.
O Tao acredita neste momento, não faz a menor idéia de futuro e, quando conseguimos viver no “presente”, na pureza e espontaneidade, sua vida se transforma e não que você a transforme – o Tao a transforma; de você houve apenas a entrega, um deixar acontecer.
Marcadores: Lao Tzu, tao, taoismo