sábado, setembro 30, 2017
Oscar Quiroga - 3488
Proteção e destruição
Proteger a vida é um princípio universal, é esse impulso
fundamental que te solidariza com os que estão numa posição vulnerável.
Essa compaixão que brota de teu coração, porém, há de ser administrada
com sabedoria, pois, o cenário em que tu existes é complexo e teu
entendimento da realidade cósmica ainda é limitada por convencimentos
que, apesar de parecerem justos, são na prática restritos ao alcance de
teu entendimento. É preciso que partas do princípio de que o Universo
compreende tudo e todos, mas que tu, uma parte do Universo, não poderia
ter alcance suficiente para compreender a complexidade desse. Por isso,
muitas questões se apresentam a ti como verdadeiros paradoxos, vidas
destruindo outras vidas. A vida, em muitos casos, protege a si mesma
destruindo outras vidas.
Marcadores: Quiroga
sexta-feira, setembro 29, 2017
O Perigo Invisível: A Radiação Eletromagnética Espúria no Ar !
Trechos selecionados e adaptados do livro [1] da Dra. Ariel Policano.
O primeiro vilão, por introduzir poluição eletromagnética no nosso lar (e que está se tornando cada vez mais presente na nossa sociedade), é o medidor "inteligente" (em inglês, smart meter) do nosso consumo doméstico (e no comércio e indústria) de eletricidade. A palavra "inteligente" significa literalmente que esse equipamento também faz uma "espionagem" de como é feito o consumo da eletricidade no imóvel onde ele é instalado. Esta informação pode se tornar uma fonte adicional de recursos financeiros para a empresa distribuidora de eletricidade, quando ela vende esta informação (espionagem) para outras empresas que se interessam por este tipo de informação, que deveria ser sigilosa. O equipamento de medição deveria apenas medir a eletricidade total consumida (como é feito com os medidores analógicos atuais) e não incluir como essa eletricidade é consumida, algo que é feito pelos novos medidores digitais "inteligentes".
Se você não conseguir evitar a instalação do medidor inteligente digital no seu imóvel (principalmente no seu lar, onde você dorme durante a noite), existe uma forma de reduzir drasticamente a radiação eletromagnética (EMR) emitida por ele e que acaba chegando ao interior do seu lar. É um dispositivo simples, chamado Smart Meter Guard (veja como construir um dispositivo similar no seu lar, pesquisando no Youtube), que cria uma gaiola de Faraday em torno do medidor, atenuando fortemente a radiação de microonda emitida pelo medidor. Não se engane com o projeto simples desse dispositivo: os fios da tela metálica são projetados de uma forma específica para amortecer a emissão de rádio-frequência (RF) do medidor inteligente. No entanto, o medidor ainda consegue transmitir um sinal apropriado para a companhia fornecedora da eletricidade. Pesquisa feita, mostrando a geração de altos níveis de campos eletromagnéticos (EMF) fora do medidor e que penetram dentro das casas, mostram reduções quase a zero de EMF após a colocação dessa proteção em torno do medidor.
O segundo vilão invisível (eletromagnético) no seu lar é o seu telefone sem fio. A base de carga desse telefone é como uma torre de telefonia celular instalada dentro do seu lar e está emitindo forte poluição eletromagnética dentro de sua residência (e até fora dela) 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Troque imediatamente o seu telefone sem fio por um telefone com fio.
Um outro dispositivo tão poluidor quanto o telefone sem fio é o roteador WiFi, que usamos para conectar vários computadores pelo ar com a internet (sem usar cabeamento). Tipicamente, esses roteadores costumam ficar ligados dia e noite. O roteador ligado à noite é particularmente perigoso, pois precisamos ter um período de restauração corporal durante o sono. Desligue o roteador WiFi durante o período que você vai dormir (e também enquanto não usa o computador durante o dia), e perceba como o seu sono vai ficar muito mais tranquilo (principalmente se você também se livrar do seu telefone sem fio).
Quando se considera a poluição eletromagnética a que se é exposto, é importante levar em consideração quanto é o tempo de exposição. Os secadores de cabelo são conhecidos por emitir altos campos (EMF), mas a preocupação com eles é reduzida por causa do curto período de tempo que a pessoa o usa por dia (a não ser que você seja uma cabeleireira). A verdade perturbadora é que a exposição à radiofrequência (geradas artificialmente) pode simplesmente não ser segura para o ser humano em qualquer intensidade. Você pode até se adaptar à poluição eletromagnética, mas isso ocorrerá em prejuízo de seu corpo.
O país da Suécia listou os campos eletromagnéticos (EMF) como um carcinogênico Classe 2; ela também lista o tabaco neste mesmo nível carcinogênico. A razão para isso é que eles revisaram os dados de mais de 500.000 pessoas e as distâncias relativas de suas residências das linhas aéreas de transmissão de alta tensão. Quanto mais próximos os lares das pessoas eram das linhas de alta tensão, maior a incidência de câncer naquela área. No final, essas emanações EMF causaram quatro vezes a quantidade normal de câncer nas crianças e três vezes a quantidade nos adultos. Portanto, sua residência deveria ficar longe de linhas de transmissão de alta tensão (e, também, longe de grandes antenas de transmissão de sinais de telecomunicações: rádio, televisão, telefonia celular, etc).Os transformadores para abaixar a tensão (a ser enviada aos lares), colocados no alto de postes públicos, geram campos elétricos elevados e é melhor também ficar o mais longe possível deles.
Se você tem um forno de microonda, use-o o mais raramente possível (veja o prejuízo causado aos alimentos pelo forno de microonda, em [2]). O melhor seria jogá-lo fora! Veja esta experiência da Dra. Ariel [1] a esse respeito: ela comprou um aparelho medidor de EMF e ligou um pequeno forno de microonda em um apartamento (ajustado para 45 segundos). Ao ligar o forno, o medidor deu uma leitura de 95.000 uW/m2 em todo o apartamento! Não dava para remediar a situação perigosa se afastando do aparelho ligado - a não ser que você saísse do apartamento enquanto a comida estava cozinhando! Esses níveis estão bem acima daqueles que causam prejuízo ao DNA humano, descrito no BioInitiative Report. Para dar uma ideia: 1.000 uW/m2 de exposição à radiação de microondas causa mudanças na função do sistema imunológico; 5.000 uW/m2 causa uma queda nos linfócitos NK, chamados de células matadoras naturais, consideradas ter um importante papel na proteção do corpo contra o câncer. Lembre-se, neste pequeno forno de microonda citado, quando o botão ON foi ligado, a radiação no ambiente subiu para 95.000 uW/m2.
Você pode ficar curioso(a) sobre como é possível ser legal comprar um forno de microonda com essas preocupações sobre segurança. O que ocorre é o seguinte: a indústria, incluindo a indústria de telefones celulares, está muito além da consciência pública em termos do lobby que eles fazem. Eles têm tido muito sucesso fazendo o governo permitir padrões de "segurança" que estão bem acima dos estudos que comprovam prejuízo no BioInitiative Report. Para ter uma ideia disso, considere estes padrões de "segurança"; o limiar para prejuízo ao DNA humano, de acordo com o BioInitiative Report, é 3,4 uW/m2. O limiar definido pela indústria de telefones celulares, nos EUA e Canadá, é 1.000.000 uW/m2. Agora, qual é, na sua opinião, o número mais realista?
Remova o seu relógio (e rádio, às vezes) eletrônico do seu criado mudo ao lado da cama. Substitua-o por um despertador alimentado por bateria (ou pilhas).
Uma das melhores coisas que você pode fazer para se manter saudável é ficar descalço (fazer o "aterramento" do seu corpo) por 10 a 15 minutos todos os dias! Descalço significa colocar seus pés sobre a terra, a grama ou até sobre concreto. Nas férias, vá andar descalço na praia! Praticamente, durante toda a sua vida os seus pés têm sido bloqueados da energia curativa da Terra.
Se você mora em um bairro muito poluído, eletromagneticamente falando, você pode se proteger usando materiais adequados de blindagem eletromagnética, tais como:
1. Tecidos especiais: tecidos contendo certos materiais e metais (como fibras de cobre ou prata) que bloqueiam (refletem) as ondas de RF que penetram em sua residência através das paredes e janelas. Com esse tipo de tecido pode-se confeccionar coberturas para dosséis de camas (e mosqueteiros), o que deve melhorar seu sono noturno, e inclusive confeccionar roupas blindadas para vestir (roupas bloqueadoras de radiação).
2. Filmes transparentes de blindagem para janelas de vidro.
3. Tintas blindantes: para pintar as paredes (internas ou externas) da sua casa com uma tinta contendo material condutivo (para refletir os EMF incidentes, formando uma "gaiola de Faraday") ou material absorvente [3] (para absorver o EMF incidente).
4. Filtros para tomadas elétricas [4], que reduzem os transientes (sinais elétricos com frequências acima da senoide pura de 60 Hz (ou 50 Hz, em certos países) fornecida ao seu lar) que chegam àquela tomada específica, reduzindo assim a eletricidade suja enviada ao meio ambiente via radiação.
Referências:
[1] Dra. Ariel Policano, EMF Protection: How to Stop Harmful EMF, EMR (including Cell Phone Radiation), & Dirty Electricity - The Invisible Threat, Inspired Toucan Media LLC Publisher, 2013.
[2] http://saudeperfeitarfs.blogspot.com.br/2006/04/gua-aquecida-no-forno-de-microondas.html
[3] www.noem.co/pt/
[4] https://greenwavefilters.com
Marcadores: eletricidade, eletricidade suja, forno de microonda, gaiola de Faraday, linhas de alta tensão, medidores inteligentes, roteador WiFi, secador de cabelo, smart meters, telefone sem fio, transformadores
Oscar Quiroga - 3487
Levanta-te!
Tuas visões íntimas alimentam o ardor que te incentiva a
buscares algo maior e melhor, por que, então, deixarias de seguir esse
caminho? Acomodar-se no que é inferior às tuas visões significaria
experimentares menos do que mereces. Tu sabes que a graça de tuas visões
é o alimento que fortalece a vontade de realizar, e sabes também que se
procrastinas o momento de te erguer e iniciar a realização acumularás
um tipo de frustração que contaminará teus relacionamentos. Não te
salvará te relacionares com pessoas que também procrastinem e sejam tão
frustradas quanto tu, isso só piorará o cenário. O Universo não
produziria um reino tão sofisticado da natureza quanto é o humano, para
seus integrantes se acomodarem a uma experiência miserável. Levanta-te!
Ainda respiras entre o céu e a terra.
Marcadores: Quiroga
quinta-feira, setembro 28, 2017
Oscar Quiroga - 3486
Relacionamento é sacramento
Relacionar-se significa, na prática, as pessoas construírem
algo que é diferente do que elas experimentavam quando não se
relacionavam entre si. Por isso, se pretendes manter tua vida individual
quanto ingressas a um relacionamento, tu plantas a semente da
destruição desse, que germinará através das entrelinhas de teu discurso e
teus gestos. O relacionamento não é a preservação das individualidades,
mas o sacrifício dessas em nome do regozijo da criação de algo que não
existiria se não houvesse a boa vontade de ir além dos hábitos e
comportamentos individuais. Qualquer coisa menor ou diferente dessa não
merece o nome de relacionamento. Evita buscar justificativas que
relativizem a verdade, relacionamento é sacramento.
Marcadores: Quiroga
quarta-feira, setembro 27, 2017
Oscar Quiroga - 3485
Lua vazia
O ser humano que tu és não é uma engrenagem que pode ser
ligada e desligada em horários preestabelecidos, uma tentativa que ainda
prevalece como resultado da imensa revolução industrial que começou a
ocorrer no século XIX. Uma parte de tua constituição encontra analogia
no funcionamento das máquinas, mas essa é apenas uma parte. A outra
parte, sutil e subjetiva, funciona conectada a movimentos invisíveis do
Universo, mas não por isso menos reais. Enquanto tu não levares tão a
sério tua vida subjetiva quanto levas a sério a objetiva, continuarás
vivendo tua vida pela metade e, como resultado, os períodos de Lua Vazia
te atormentarão com trapalhadas e desatinos quando, na prática, te
serviriam para ampliares as conexões que te vinculam a conjuntos maiores
e mais complexos de experiência.
Marcadores: Quiroga
terça-feira, setembro 26, 2017
Oscar Quiroga - 3484
Mudar de opinião
Tu tens direito de mudar de opinião, mas precisas considerar
que tuas opiniões manifestas criam vínculos que servem de referência às
pessoas com que te relacionas. Quando tu mudas de opinião, elas perdem
essa referência e precisam se adaptar a uma nova posição. Leva isso em
conta, porque quanto mais frequentes e velozes forem tuas mudanças,
maiores serão as chances de as pessoas que se relacionam contigo se
sentirem perdidas e, inclusive, começarem a considerar que tu não sejas
uma referência que possa ser levada a sério. Isso te ofenderá, porque o
ser interior que todos somos se leva muito a sério, cada opinião emitida
é o reflexo de uma visão, de uma compreensão. Tu tens direito de mudar
de opinião, mas também tens a responsabilidade de entender o valor dos
vínculos sociais.
Marcadores: Quiroga
segunda-feira, setembro 25, 2017
Oscar Quiroga - 3483
Mentiras essenciais
A mentira brota espontânea de tua boca quando tua alma se
sente pressionada a dar explicações sobre o que prefere ocultar, quem
poderia te condenar por isso? Tu tens direito a manter segredos. Cuida,
no entanto, para não fazer da mentira um instrumento essencial da
construção de teus relacionamentos, porque tu és um ser humano e, por
isso, precisas de referências, feitas vínculos sociais, para te
reconhecer e progredir. A mentira brandida como instrumento essencial
representa uma postura, a de não se dar a mínima pela opinião alheia e a
dispensar como referência. Por isso a mentira é um ensimesmamento, um
encerrar-te em teu próprio mundo, algo que teu poder criativo propicia,
mas que precisa de energia vital para ser sustentado, pois, não é um
movimento natural, é tudo artificial. Essa vida que sustenta as mentiras
é a vida que tu deixas de viver.
Marcadores: Quiroga
domingo, setembro 24, 2017
Oscar Quiroga - 3482
Diálogo inútil
Enquanto as emoções misturadas que experimentas te fazem
buscar, de forma equivocada, os culpados por todos os males e
limitações, tu perdes o tempo de fazer algo interessante com essa força
toda que emana dessas emoções. Em primeiro lugar, aceita que foram teus
próprios passos e atitudes que te trouxeram até aqui e agora. Em segundo
lugar, tu podes continuar dando outros passos e te aproximar
positivamente daquilo que, por enquanto, é apenas uma visão do futuro.
Em terceiro lugar, valoriza as pessoas que hoje te parecem culpadas
pelas limitações que experimentas, elas também têm as suas visões e,
como tu, se equivocam no convencimento de que outrem é culpado pelas
suas dores. O diálogo das culpas é inútil e contraproducente, faz as
pessoas perderem o tempo do progresso.
Marcadores: Quiroga
sábado, setembro 23, 2017
O Brasil da "Junk Food"
Trechos da reportagem do Jornal Folha de S. Paulo [1].
Como a indústria viciou o Brasil em junk food (tradução literal: comida lixo)
Com venda de porta em porta e barco patrocinado, empresas de alimentos tentam alcançar até locais isolados
Nos últimos dez anos, a obesidade entre brasileiros dobrou; sobrepeso já afeta mais da metade do país
Celene da Silva, 29 anos, faz parte do contingente de milhares de vendedores de porta em porta que trabalham para a Nestlé. Eles ajudam o maior conglomerado mundial de alimentos processados a ampliar seu alcance e chegar a 250 mil famílias nos recantos mais distantes do Brasil.
Enquanto ela deixava pacotes de Chandelle Paçoca - 100 gramas de pudim dos quais 20 são de açúcar, quase o limite diário máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde -, chocolates Kit Kat, cereal infantil Mucilon, e Nestlé Grego Frutas Vermelhas - 100 gramas de iogurte com 17 gramas de açúcar - nas casas de seus fregueses, uma coisa chamava a atenção neles: muitos, mesmo as crianças pequenas, estavam visivelmente acima do peso. A própria Celene pesa mais de 90 kg e descobriu recentemente que tem pressão alta, condição que ela reconhece que provavelmente está ligada à sua "quedinha" por frango frito e Coca-Cola, que ela toma em todas as refeições, até no café da manhã.
O exército de profissionais de vendas diretas da Nestlé no Brasil faz parte de uma transformação mais ampla do sistema alimentar. A nova realidade é um fato único e chocante: no mundo hoje há mais obesos do que pessoas abaixo do peso.
Ao mesmo tempo, dizem os cientistas, a disponibilidade crescente de alimentos de alto teor calórico e pobres em nutrientes está gerando um novo tipo de má nutrição, em que cada vez mais pessoas estão ao mesmo tempo acima do peso e subnutridas.
"Para falar em termos simples, essa dieta está nos matando", disse Anthony Winson, que estuda economia política da nutrição na Universidade de Guelph, em Ontário, Canadá.
Hoje existem mais de 700 milhões de obesos no mundo, 108 milhões deles crianças, segundo pesquisa publicada no periódico "New England Journal of Medicine". A prevalência da obesidade dobrou em 73 países desde 1980, contribuindo para 4 milhões de mortes prematuras.
No Brasil, nos últimos dez anos, a obesidade quase dobrou, chegando a 20% da população - o sobrepeso quase triplicou, chegando a 58% da população. Quase 9% das crianças brasileiras eram obesas em 2015, um aumento de mais de 270% desde 1980, segundo estudo recente do Instituto de Métricas e Avaliação da Universidade de Washington.
Pais e mães ocupados alimentam as crianças com alimentos industrializados, frequentemente acompanhados de refrigerantes. Estudos revelam que o arroz, feijão, salada e carnes grelhadas, base da dieta brasileira tradicional, estão sendo abandonados.
À medida que multinacionais intensificam a presença no mundo em desenvolvimento, elas transformam a agricultura local - agricultores abrem mão do cultivo de variedades de subsistência em favor de cana-de-açúcar, milho e soja (organismos geneticamente modificados), ingredientes básicos de vários alimentos industrializados e "comida" (combustível) de veículos automotores.
No mundo, as vendas de processados subiram 25% e o consumo de fast food, 30% entre 2011 e 2016, segundo estudo da Euromonitor. Mercados em desenvolvimento são importantes nesse cenário. Eles concentram 42% das vendas da Nestlé.
Referência:
[1] Andrew Jacobs e Matt Richtel, Como a indústria viciou o Brasil em junk food, Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Saúde e Ciência, pg. B9, 23 de setembro de 2017.Marcadores: junk food, Nestlé, obesidade, sobrepeso
Oscar Quiroga - 3481
Afirmações injustas
Se um reino tão complexo e sofisticado da natureza, como é o
humano, existisse para se acomodar e reproduzir, então nunca nada de tão
novo e maravilhoso nossa humanidade teria inventado. Ah sim! Tu dirás
que o planeta estaria melhor sem nossa humanidade, que tantas
atrocidades é capaz de cometer. Essa afirmação é injusta, tu medes o
reino humano pelas atrocidades e não pelas maravilhas, tu reduzes o
gênio humano ao que de bestial há por aí. Farias o mesmo contigo?
Definirias tua presença pelo conteúdo de teus intestinos? Evita achar
normal que se fale mal da humanidade inteira pelo que muitos dos seus
representantes bestiais fazem, evita imaginar que o mundo deva acabar
por inteiro para uma "nova era" ser instaurada. Se imaginas que tudo
deva ser melhor, então te responsabiliza por isso.
Marcadores: Quiroga
sexta-feira, setembro 22, 2017
Os Suicídios no Brasil - 1
Vejamos algumas informações liberadas hoje [1] sobre este assunto.
Taxa de casos entre indígenas é três vezes maior do que a média da população. O Ministério da Saúde passa a divulgar esses dados em formato de boletim epidemiológico, como de dengue e gripe. Todos os dias, em média, 30 pessoas tiram a própria vida no Brasil. Entre 2011 e 2015, houve 55.649 casos do tipo no país - média de 11 mil casos por ano, segundo dados divulgados neste quinta-feira (21) pelo Ministério da Saúde. A variação, ano a ano (de 2011 a 2015), está mostrada no gráfico acima, assim como uma estatística associada. O problema tem avançado no decorrer do tempo.
O problema atinge, na maior parte, homens (79% dos casos), cuja taxa de ocorrência é de 8,7 suicídios por 100 mil habitantes. Já entre as mulheres é de 2,4/100 mil habitantes. Incluindo homens e mulheres, a taxa de suicídios no Brasil (estatística da ONU[2]) é de 6,3/100 mil habitantes (e, não, os 5,5/100 mil, como reportado em [1]).
No Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos - a principal são agressões. Proporcionalmente, no entanto, o problema atinge mais os idosos. A taxa de mortalidade por suicídio entre pessoas com mais de 70 anos chega a 8,9 a cada 100 mil habitantes entre 2011 e 2015. Entre os jovens de 20 a 29 anos, esta taxa é de 6,8 casos a cada 100 mil habitantes. Os povos indígenas são os mais vulneráveis: se entre brancos a taxa de mortes por suicídio é de 5,9 a cada 100 mil habitantes, entre indígenas esta taxa chega a 15,2, de 2011 a 2015. A faixa etária mais atingida entre os indígenas é a de crianças de 10 a 19 anos: representam 45% dos casos indígenas.
Os casos de suicídio são espalhados por todo o Brasil. No entanto, proporcionalmente, a região Sul é a mais afetada: concentra 23% dos casos, mas com apenas 14% da população do país. Três dos quatro municípios com as piores taxas do país estão no estado do Rio Grande do Sul: Foquetinha (78,7 casos por 100 mil habitantes), Travesseiro (55,8) e André da Rocha (52,4). O outro município entre os mais incidentes incidentes é Taipas do estado do Tocantins, com taxa de 57 casos por 100 mil habitantes. A região mais afetada por suicídios é o Sudeste, com 38% dos casos registrados no país.
Entre 2011 e 2016, foram 48.204 tentativas de suicídio no país, sendo 58% delas por envenenamento ou intoxicação, 6,5% por objeto cortante e 6% por enforcamento. São as mulheres quem mais tentam tirar a própria vida: 69% dos casos. Em 31% dos casos, elas tentaram o ato mais de uma vez - entre os homens, a reincidência é de 20% (já que eles são mais bem sucedidos na primeira tentativa).
Comentário Final: Como já comentei em outra postagem deste blog (clique no Marcador suicídio, desta postagem), há uma tendência geral (no Brasil e em todos os outros países) de aumento da taxa de suicídios nas regiões mais frias (com o aumento da latitude norte ou sul). Por isso, o Rio Grande do Sul é o estado com a situação mais grave. No mundo, o pais campeão em suicídios é a Lituânia (segundo estatística da ONU), um país europeu de inverno muito rigoroso. Por que isso ocorre? Por causa da diminuição da radiação solar (algo sadio) com o aumento da latitude. A incidência de vários tipos de cânceres também aumenta ao nos afastarmos do equador (com o aumento da latitude). Porém, certamente existem outros fatores que contribuem com o aumento dos suicídios. Na minha opinião, um desses fatores é a poluição eletromagnética (inclusive devido à eletricidade suja, no lar e no local de trabalho): quanto mais neblina eletromagnética nociva, mais perturbação mental (devido à maior interferência com as ondas cerebrais normais) e, consequentemente, maior número de suicídios. No Brasil, por exemplo, o índice muito maior de suicídios nos índios, pode ser devido ao uso crescente de telefones celulares entre eles. Quanto menor a idade, mais intenso é o efeito da radiação do celular na cabeça da pessoa: daí o maior índice de suicídio entre as crianças indígenas na faixa de 10 a 19 anos.
PS: Hoje (27.02.2018) saiu outra reportagem [3] sobre suicídios entre índios do Brasil. O índio Waritaxi Iwyraru Karajá, 56 anos, perdeu três filhos por suicídio (um filho com 21 anos e uma filha grávida de 24 anos). O filho de Iwraru Karajá, 52 anos, cacique da aldeia Watau, tinha 25 anos quando se matou em 2016. A maioria dos casos de suicídios indígenas envolve jovens do sexo masculino, entre 11 e 25 anos. Meu comentário: entre a população não-indígena a taxa de suicídios é maior entre adultos mais idosos e na população indígena é maior entre os jovens do sexo masculino. Maior suicídio entre adultos mais idosos é algo esperado, devido à declínio da saúde nesta faixa etária. Mas, entre os índios, isso não acontece, ficando a maior taxa de suicídios entre os jovens do sexo masculino. Portanto, para identificar por que isso ocorre, deve-se verificar qual a diferença de estilo de vida entre índio idoso e índio jovem. Índio idoso não tem contato com aparelhos eletrônicos da civilização (principalmente telefone celular), mas índio jovem (principalmente do sexo masculino) certamente tem um maior contato com esses instrumentos que emitem radiação eletromagnética que interfere com o funcionamento do corpo, principalmente na cabeça. Além disso, os jovens índios costumam usar mais calçados que seus pais adultos, o que perturba ainda mais sua saúde. Outro aspecto fundamental: os índios jovens geralmente vão à escola, e os adultos não! A escola é uma prisão, que retira a liberdade das crianças, algo difícil de suportar pelos pequenos índios livres. Em todo o mundo, nos últimos anos, tem aumentado o número de suicídios de crianças que vão à escola [4]!
Referências:
[1] Thiago Amâncio, País registra 30 suicídios ao dia; idosos e índios lideram, Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Cotidiano, pg. B6, 22 de setembro de 2017.
[2] http://apps.who.int/gho/data/node.sdg.3-4-viz-2?lang=en
[3] Rodrigo Vargas, Cresce suicídio entre índios carajás em MT, Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Poder, pg. A6, 27 de fevereiro de 2018.
[4] David Icke, Everything you need to know but have never been told, David Icke Books, pp. 269-274, novembro 2017. ISBN: 978-1-5272-0726-4.
Marcadores: Brasil, eletricidade suja, escola, frio, índios, poluição, prisão, suicídio
Oscar Quiroga - 3480
Equilibra tuas experiências
Assim como hoje as horas do dia e da noite se igualam, tu
também precisas equilibrar tuas vidas densa e sutil para que igualem
valor e, como resultado, experimentares o que é uma vida plena. Inúmeras
ideologias te assombram com a perspectiva de um ser humano não ter
capacidade de experimentar plenitude e te enfiam goela abaixo o
convencimento de que tu devas te acomodar à imperfeição, inclusive para
evitares o desgosto da frustração ao buscares te aprimorar e acreditares
na perfeição. Se quiseres escolher esse caminho, terás uma torcida
enorme a te apoiar. Porém, se isso não fizer sentido, então começa por
entender que a plenitude consiste em valorizares por igual as duas
experiências de que tua presença é feita, uma densa e outra sutil.
Equilibra as horas dessas duas experiências.
Marcadores: Quiroga
quinta-feira, setembro 21, 2017
Sábios Assexuados
Uma pequena lista de pessoas que poderiam ser enquadradas nesta categoria:
Leonardo da Vinci
Jesus Cristo
Platão
Waldo Vieira
Chico Xavier
Heráclito de Éfeso
Isaac Newton
Nikola Tesla
Michael Jackson
Para a grande maioria das pessoas, especialmente utilizando-se do senso comum, vigora o seguinte: ou você se relaciona com o sexo oposto (heterossexual) ou você é homossexual. A isso essas pessoas esquecem ou ignoram completamente a assexualidade.
Quando se fala "assexuado", não se quer dizer que pessoas neste contexto não sentem atração por nenhum sexo, mas que elas geralmente controlam os seus impulsos e desejos carnais devido à sua paixão por algo que lhes é mais importante ou divino.
No caso da figura de Jesus ou Buda, por exemplo, simplesmente ambos tinham um estado evolutivo que lhes fazia não sentir qualquer interesse por coisas dessa natureza, as renegando durante um certo tempo de suas vidas.
Quando esses homens deixam de procurar por estes tipos de contingências e passam a trabalhar integralmente por seus ideais, eles passam a ter uma quantidade muito maior de tempo para absorverem e transmitirem conhecimentos.
Embora muitos não percebam, o tempo que perdemos pelas nossas impulsividades sexuais, impedindo-nos de absorver conhecimentos úteis a fim de criar coisas novas, é imenso. Ora, mas uma relação íntima (coito) geralmente não dura apenas uns 30 minutos? Certo, mas aí é que entra o fator comportamental, já que precisa-se dar tempo para a vida da(o) parceira(o), precisa-se reservar tempo para a educação dos filhos, etc.
A importância de refrear os impulsos sexuais por parte de grandes homens que não tinham tempo para ações libidinosas, pois, como disse Santos Dumont, "ou constituo uma família ou renego isso e desenvolvo o avião", é verificada no que diferencia o homem dos outros animais.
O mestre Confúcio disse: "nunca vi alguém que amasse tanto a virtude como o sexo". Todo animal tem alguns objetivos em comum e que é facilmente identificado: sobrevivência e reprodução.
A reprodução está, obviamente, intimamente ligada ao ato sexual, mas também implica em dispor de tempo para os ensinamentos ao filho, até que este aja por conta própria e siga seu próprio caminho, o que sabemos que, nos dias de hoje, pode levar uma vida toda.
A questão da sobrevivência é a da alimentação, de seguir o sistema em que se vive, tendo um emprego, por exemplo, ganhando um recurso financeiro, entre outras coisas derivadas.
O homem é um animal com uma particularidade a mais, diferenciando-o por transformar a natureza ao seu redor, e percebe-se que ele, muito embora ainda tenha os dois objetivos principais, relacionados a sobrevivência e reprodução, tenha mais um na sua lista (homem sexuado):
Sobrevivência
Reprodução
Absorção de conhecimento (além daquela dos instintos)
Se o homem não absorver conhecimentos, ele não conseguirá passar de um animal que segue apenas os padrões de sua comunidade. Sendo assim, o homem que não tiver qualquer cobiça sexual (assexuado), se mostrando mais voltado para o conhecimento, provavelmente terá apenas dois componentes:
Sobrevivência
Absorção de conhecimentos (além dos instintos)
Assim, o assexuado elimina e reprodução e fica com mais tempo para a absorção de conhecimento. Nikola Tesla, por exemplo, afirmava que sua castidade era muito útil às suas capacidades científicas. Goethe descrevia uma lei que dizia "para gastar de um lado, a natureza é obrigada a economizar do outro". Freud dizia que para aprimorar o intelecto basta atenuar o instinto.
Fonte: Bruno Borges, TAC: Teoria de Absorção do Conhecimento, Arte e Vida - Infinity Editorial, 2017. ISBN: 978-85-69359-04-3.
Marcadores: assexualidade, Bruno Borges
Oscar Quiroga - 3479
Antecipação
Ainda que estejas no melhor dos mundos e que proverbialmente
tenhas entendido que em time vencedor não se mexe, não é conveniente que
esperes uma crise para a aproveitares como oportunidade de te
reinventares. Afirmar que uma crise é também uma oportunidade de evoluir
significa que em algum momento deixaste passar em branco a real chance
que tiveste de evitar a crise, te antecipando aos movimentos cíclicos
que regem todas as realidades, individuais e coletivas. Acomodar-se a
uma realidade que funciona mais ou menos bem é uma atitude adequada, mas
tu precisas monitorar todos os dias se essa acomodação se transforma em
inércia, porque é como resultado dessa que tu deixas passar as chances
de te reinventares e evitares as crises, das quais, depois, te queixas
amargamente.
Marcadores: Quiroga
quarta-feira, setembro 20, 2017
Oscar Quiroga - 3478
Evolução e progresso
Tua evolução não depende de te acomodares ao meio ambiente em
que existes, te adaptando às circunstâncias de tal maneira que tua
presença acabe mimetizada como a de um camaleão e, assim, de forma
sorrateira, com cara de panorama, predares a realidade em busca de teu
sustento. Seria uma tolice de tua parte imaginar que isso seja evolução e
progresso. A adaptação à realidade vigente é uma parte de tua
experiência de vida, mas não é essa que significa progresso nem muito
menos evolução, pois, apenas é repetição e reprodução. O progresso que
buscas há de ser encontrado naquilo que ainda não existe e que tu
imaginas. As visões de realidades inexistentes te servem de combustível
para encontrares meios de torna-las concretas. Se assim não fizeres,
essas visões serão a fonte de todos teus tormentos.
Marcadores: Quiroga
terça-feira, setembro 19, 2017
Platão e Aristóteles
Platão e Aristóteles defendiam coisas diferentes, pela qual uma negava a outra. Começando pelo primeiro, Platão defendia que absolutamente tudo que pertence ao "mundo dos sentidos" é feito de materiais que o tempo trata de desfazer mas, por sua vez, todas as coisas materiais nascem de uma "forma" atemporal, que é tanto eterna quanto imutável.
Para Platão, aquilo que é eterno e imutável não é nenhuma "substância fundamental" que pertence ao mundo físico, mas sim modelos ou padrões espirituais ou abstratos dos quais derivam todos os outros fenômenos.
Por exemplo: o cavalo, ele envelhece, passa a mancar, adoece e morre, mas a verdadeira "forma do cavalo" é eterna e imutável. A essas formas Platão deu o nome de ideias. Atrás de todo cavalo, porco ou ser humano existe um "cavalo ideal", um "porco ideal" ou um "ser humano ideal".
Em síntese, Platão quis dizer que deve haver uma realidade própria atrás do "mundo dos sentidos". A essa realidade ele chamou de "mundo das idéias". Lá estão os modelos, eternos e imutáveis, por detrás dos diferentes fenômenos que presenciamos na natureza; é no mundo da ideias que se enraíza a natureza humana.
Aristóteles, em determinado momento de sua vida, e que era seguidor de Platão, passou a contradizê-lo e deixou de seguir seus ideais. Isto porque Aristóteles era um famoso naturalista, e como tal, observador perspicaz da natureza, passou a enxergar nela a verdade e o local onde deveria o homem procurar a máxima, e, deste modo, a mesma estaria no mundo tangível e não naquele defendido por Platão.
Seu adágio era de que não havia ideias natas. Para Platão, o mais alto grau da realidade está naquilo que pensamos com a razão. Para Aristóteles, ao contrário, o mais alto grau da realidade está naquilo que sentimos com os sentidos. Daí que começa a disputa entre racionalistas (razão como verdade) e empiristas (sentido como verdade). Tem-se assim o mundo concreto dos sentidos, defendido por Aristóteles e o mundo inefável das ideias, defendido por Platão.
Kant juntou a divisão entre Platão (racionalista) e Aristóteles (empirista), demonstrando que ambas estão corretas, tendo positividades e negatividades.
O cérebro esquerdo, que a grande maioria utiliza com mais magnificência do que seu oposto, está associado à parte lógica, analítica e estruturada. Já o hemisfério direito, condiz com a imaginação, criatividade, etc. Platão trabalhava mais com o cérebro direito (criativo, abstrato) e Aristóteles mais com o esquerdo (raciocínio lógico e analítico). Por isso, cada um defendia seu ponto de vista como o correto, sem se darem conta que era com a união dos dois que grandes pensadores fariam jus de suas obras, pois colocariam os dois hemisférios em prática.
A partir do momento que o ser humano está inserido no seu devido presente na matéria, a única maneira de acessar o "mundo das ideias" defendido por Platão, ironicamente, é através daquilo que ele negava como fonte de verdade, ou seja, é pelo "mundo dos sentidos" de Aristóteles. Para Platão, todos os fenômenos na natureza não passavam de uma sombra das formas ou ideias eternas, não descortinando para a verdadeira contemplação de como as coisas da natureza realmente são por trás das coisas.
O conhecimento sensível pode deixar de ser limitado ao ir para o campo da ideia, pois a ideia é ilimitada; isso faz com que a egrégora continue sendo alimentada, sempre tendo novos conhecimentos agregados, sendo então sempre crescente.
Fonte: Bruno Borges, TAC: Teoria de Absorção do Conhecimento, Arte e Vida - Infinity Editorial, 2017. ISBN: 978-85-69359-04-3.Marcadores: Aristóteles, Bruno Borges, cérebro, Kant, mundo das ideias, mundo dos sentidos, Platão
Mensagem de Mãe Maria - 19/2017
Amados Filhos,
Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.
O universo renova suas bênçãos de amor, paz e compaixão.
É
preciso, pois, que possais renovar vossas energias, abrindo espaço para
que as novas frequências de luz possam iluminar vossas vidas,
preenchendo vossos cálices, para que a totalidade do que sois possa se
manifestar em vosso planeta e em vosso universo em expansão.
Tudo
se expande em vosso mundo e na expansão de vossos corpos abrem-se
espaços para o novo, que necessita aí se consolidar, para que a
escuridão não mais encontre brechas onde se instalar, devolvendo-vos a
sensação do eterno vazio que sempre necessita de mais.
Tendes
a plenitude da luz ao vosso alcance, amados, e para incorporá-la no
fundo de vossas essências necessitais somente do exercício diário do
amor e da compaixão.
Sim, amor e compaixão!
O amor tudo provê e a compaixão se revela onde o julgamento foi neutralizado.
É preciso vigiar vossas mentes e permitir o desabrochar de vossos corações.
A
mente cria o limite, a mente alimenta a falsa verdade de que sois
pecadores, a mente vos envolve na dor e na descrença, impossibilitando o
amor de florescer, neutralizando vosso poder verdadeiro, fazendo-vos
acreditar no limite, na escassez, nas doenças e na inevitabilidade da
morte.
Tudo fenece em vosso mundo.
Vossos corpos, vossos relacionamentos, vossos empregos, vossos amores, vossas amizades.
Tudo a que dais importância em vosso mundo sempre termina, sempre passa, sempre se dissolve na bruma do tempo.
E
vós mergulhais na dor, na apatia, na descrença, na dúvida de que tudo
isso possa mudar, e onde existe dúvida existe o poder do ego imperando,
alimentando as sombras que não permitem que possais enxergar além do
limite que a matéria vos impõe, esse mundo de ilusão que crês ser o
verdadeiro mundo, o mundo da felicidade passageira e da perene
desilusão.
Basta
amados, basta de vos entregar à mente que só sabe utilizar a crítica, a
dúvida e a desordem para vos fazer crer que não vale a pena lutar.
Sim,
vale a pena lutar pela manifestação do vosso poder, da vossa essência
divina, que precisa romper as últimas barreiras da ilusão para se
instalar soberana nesse tempo de redenção.
O tempo da redenção da humanidade finalmente se aproxima de todos vós.
Correi,
pois, atrás do seu verdadeiro eu, que habita nas profundezas do vosso
ser e quer fazer-se ouvir, para nortear vossos passos, para iluminar
vossos caminhos, para vos revelar a outra face do viver, viver a
verdadeira vida, aquela que se reflete no espelho da transparência,
trazendo à tona os pensamentos compassivos, as atitudes fraternas, os
sentimentos amorosos que geram uma nova realidade, a realidade onde o
todo se sobrepõe ao indivíduo, onde tudo pertence ao todo, onde todos
recebem e compartilham, onde o equilíbrio é perfeito e a verdade é
cristalina, não deixando espaço para o egoísmo e o desamor.
É
tempo de redenção, amados, e as profundas cicatrizes ainda existentes
em vós precisam ser curadas, as dores precisam ser aliviadas, a saúde
restaurada, a alegria revelada, para que a gratidão a vida emirja e se
mostre como um enorme sentimento de agradecimento pela incrível
oportunidade de crescer; crescer em verdade e em espírito, para
consolidar o sagrado neste vosso mundo em transformação.
Bem amados, que vossas orações alimentem o desabrochar deste novo tempo, em todas as mentes e corações.
Eu
vos deixo agora, derramando sobre todos vós as minhas bênçãos e
envolvendo a todos no meu manto de proteção, porque Eu Sou Maria, Vossa
Mãe.
SP-19/09/2017-Mensagem de Mãe Maria-19-2017 recebida por Jane M. RibeiroMarcadores: Mãe Maria
Oscar Quiroga - 3477
Evita a fantasia
A distância entre teus sonhos e a realização é decidida no
íntimo de teu coração, pois, é sobre essa decisão que será determinada a
persistência no ritmo necessário à realização. Está em jogo o quanto tu
acreditas em teus sonhos e que valor outorgas ao ardor que teu coração
sente quando as imagens de futuros possíveis se apresentam mentalmente.
Tu sabes, esse ardor inicial desaparecerá, mas não sem ter deixado sua
marca indelével em ti, que te servirá para, a cada dia, te dedicares a
aproximar os sonhos da realidade. Isso, tu também sabes, não acontecerá
pela graça do ardor, esse é apenas o combustível que tu terás de
aproveitar para planejar, encontrar os instrumentos e, dia a dia,
persistires na atividade que transforma sonhos em realidade. Não há
outro caminho, evita a fantasia.
Marcadores: Quiroga
segunda-feira, setembro 18, 2017
Oscar Quiroga - 3476
Variadas possibilidades
Muitas e variadas são as possibilidades que a vida te
oferece, por isso mesmo tu tens de cuidar que essa diversidade não te
atordoe nem te disperse, pois, não terás tempo disponível para explorar
todos os caminhos. Entende, um pouco de dispersão não é algo negativo,
pode ser que esse seja um método de reconhecimento da realidade, uma
investigação para te identificares com alguma, dentre as variadas
perspectivas disponíveis. Em algum momento, porém, tu terás de fazer uma
escolha e te concentrar no desenvolvimento de uma potencialidade
específica. Essa escolha significará tua vocação, por isso, tenta não a
fazer pensando no status ou dinheiro que te trará, pois, o sucesso será
colhido automaticamente, desde que teus pés trilhem o caminho pelo
regozijo do próprio e nada além.
Marcadores: Quiroga
domingo, setembro 17, 2017
Oscar Quiroga - 3475
Virada positiva
Procura não te entregar à inércia e repetir o mesmo domingo
de sempre, pois, isso significaria deixares de aproveitar a oportunidade
de te regozijar com experiências que, não apenas marcariam uma
diferença, mas também serviriam para conduzires teus passos numa direção
melhor e maior, para além deste domingo. Queres descansar? Busca uma
atividade, mas que não seja a mesma de sempre, te renova, há tanta coisa
para ver e ouvir por aí, por que não aproveitar e mudar o roteiro?
Precisas te preparar para a semana útil que logo vai começar? Então
aproveita este momento e coloca na ponta do lápis tudo o necessário para
te preparar e assumir um lugar de maior segurança. Só uma coisa é certa
para este domingo, se não te repetires encontrarás meios eficientes de
dar uma virada positiva na tua vida.
Marcadores: Quiroga
sábado, setembro 16, 2017
Oscar Quiroga - 3474
Encruzilhada
Quando alguém, diante de ti, ameaçar os princípios
universais, sem os quais tudo o mais degringolaria, te cabe armar-te até
os dentes e empreender uma guerra, pois, essa será justa. Porém, se te
armares até os dentes e usares tuas armas em discussões que aumentam a
proporção do que, na prática, não seria tão importante assim, então tu
te envolverás numa guerra injusta. Cuida, então, para te envolveres nas
discussões que estão em andamento na tua vida com bom senso e realismo,
ciente de que há uma tensão que precisa ser esgotada e que, na melhor
das hipóteses conduzirá os envolvidos a um processo criativo fantástico,
mas que na pior delas consolidará ainda mais o redemoinho que engole
sem piedade e produz uma existência de tormentos. Esta é a encruzilhada,
administra-a com sabedoria.
Marcadores: Quiroga
sexta-feira, setembro 15, 2017
Oscar Quiroga - 3473
Alegria
Cuida para que a alegria não seja uma eventualidade, mas uma
constante. Tu tens direito à alegria, ela é a prova dos nove de que
vives te aproximando de forma constante aos teus objetivos. As
eventualidades são as contrariedades, circunstâncias adversas que
dificultam teu caminho. Nunca te definas pelas adversidades, não importa
o quão frequentes essas sejam, o que te define é o objetivo que tu
anseies conquistar e a alegria de te aproximar a esse. Cada dia há de
ser uma nova oportunidade para essa aproximação, cada dia há de ter
garantido um momento de alegria, pois, por menor que seja em comparação
com as adversidades, será teu sinal de vitória, algo que ninguém poderá
te roubar. A alegria é, também, a maior das vinganças sobre teus
eventuais adversários, ela os fará espumar de raiva.
Marcadores: Quiroga
quinta-feira, setembro 14, 2017
Oscar Quiroga - 3472
Imaginação
Tudo que quiseres realizar começa na imaginação, porém, se
ficares apenas no mundo sutil dela, então esse instrumento maravilhoso
se voltará contra ti te atormentando e inferiorizando. Muito imaginar e
pouco realizar, eis a fórmula eficiente da frustração. Já te disse, mas
repito, adota esta regra simples de conduta, pois, se aplica ao reino da
natureza a que tu pertences, o humano: sempre será melhor errares por
tentar do que te arrependeres do erro de nunca ter tentado. Mas, agora
te refestela na imaginação, toma este dia para te encantares com as
visões e, nos próximos dias, encara os primeiros passos que sirvam para
te aproximares de objetivar o que agora é só imaginação. Não temas a
impossibilidade de realizar tuas visões, define os modos e instrumentos
para realizar o impossível também.
Marcadores: Quiroga
quarta-feira, setembro 13, 2017
Oscar Quiroga - 3471
Ser maior
Da próxima vez que a cantiga de tuas lamúrias te encerrar num
lugar sofredor, aceita, pelo menos, que decidiste te abandonar ao sabor
das circunstâncias e que renunciaste a te considerar uma dessas também.
Há toda uma ideologia arraigada em teus convencimentos que te faz
pensar que tu sejas o produto das circunstâncias em que tua presença
está inserida e, por isso, defines teu destino por meio delas. Porém,
nesse instante renuncias a considerar que tu também és uma
circunstância, que tu também és capaz, potencialmente, de ser maior do
que os eventos e que a definição do momento pode ser feita pelas
resoluções que tu fizeres. Ser maior do que as circunstâncias só é
difícil até tu levares tuas resoluções a sério.
Marcadores: Quiroga
Mensagem de Mãe Maria - 18/2017
Amados Filhos,
Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.
Muita agitação paira em vosso planeta!
As
águas se agitam, o ar se agita, o fogo torna improdutiva a terra antes
fértil, e a mente do ser humano muito contribui para a ocorrência dessas
catástrofes.
Sim,
amados! Onde deveria imperar o amor só floresce o egoísmo e a
discórdia, que levam o ser humano a não aceitar a verdade de que em
essência todos são iguais.
O que os faz aparentemente diferentes é só a casca, só o invólucro.
Será
que podeis considerar diferentes duas flores que são embrulhadas em
papéis diversos? Claro que não, e assim é com todos vós humanos,
habitantes da Mãe Terra.
É tempo de buscar a compreensão do porque aparentemente sois diferentes, e a resposta, amados, está em vossos corações.
Cada
um de vós tem uma missão, cada um de vós aceitou um papel, cada um de
vós trilha um caminho para cumprir vosso propósito, e por isso nascentes
branco, negro, amarelo, vermelho no seio de povos diferentes, nações
diferentes, mas é preciso que recupereis a memória de que todas as
trilhas levam ao mesmo Pai.
Só
assim podereis olhar para o outro como um reflexo do que sois, só assim
podereis recuperar a compreensão de que todos aí estão por um mesmo e
único propósito: reaprender a servir, reaprendendo a utilizar menos a
razão e mais o coração.
Não podeis mais aceitar as lideranças que não tem como propósito unir povos e nações.
O
líder que separa, que alimenta a discórdia, que insufla irmãos a
lutarem contra irmãos, a desprezarem os que não têm a mesma cor que a
sua, a mesma língua que a sua, a mesma aparência que a sua só servem à
escuridão.
Estes
são aqueles que buscam utilizar o poder manipulativo para escravizar e
as armas para convencer, sem se importar com as vidas que estão em jogo,
mas usando-as como argumento para insuflar o horror.
O tempo da escuridão precisa ficar para trás, e cabe a vós lutar a boa luta para dar um basta a esse tempo de confusão e caos.
A boa luta, amados, é a luta que utiliza como arma o coração.
O coração só insufla o amor, a compreensão, a igualdade.
O
amor precisa ser cultivado, amados filhos, por todos vós que aí estão e
compreendem que o caminho só se revela aqueles que trocaram a
consciência do ego pela consciência da luz.
A
luz precisa de todos vós para iluminar esse planeta, varrendo a
escuridão, deixando transparecer a identidade de todos os habitantes
desse planeta azul, os Filhos da Luz que aceitaram transformar limites,
porque compreendem que a felicidade só se constrói pelo poder de Deus, e
Deus está em cada um de vós.
Vós
sois deuses e precisais entrar em ação, para que a tão decantada nova
era seja reconhecida por todos, vivenciada por todos, trilhada por
todos, permitindo, assim, que as armas que matam sejam transformadas em
instrumentos que reconstroem esse planeta, para que todos possam
usufruir da abundância infinita que ele contém.
Tudo é para todos, lembrai-vos desta verdade.
Só
assim o vosso mundo poderá reconquistar a paz, só assim a felicidade
será plena, só assim a vida fará sentido, só assim o ato sagrado do
“viver” será alcançado e vivenciado por todos os vossos irmãos.
Bem
amados, que vossas orações alimentem a paz nas mentes e corações de
todos os líderes e dirigentes, para que ela possa se refletir em toda
Mãe Terra, transformando esse vosso mundo no paraíso que já se encontra
disponível para todos vós.
Bem
amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos
e envolvendo a todos no meu manto de proteção, porque Eu Sou Maria,
Vossa Mãe.
SP- 12/09/2017-Mensagem de Mãe Maria-18-2017 recebida por Jane M. Ribeiro Marcadores: Mãe Maria
terça-feira, setembro 12, 2017
Oscar Quiroga - 3470
Resoluções
Faz hoje tuas resoluções com o mesmo vigor e energia com que
fazes tuas resoluções no réveillon. Nada hoje se parece com essa data,
nem sequer a fase da Lua serviria de suporte para isso, mas tu és um ser
humano e em algum momento, que pode muito bem ser hoje, precisarás
desobedecer a todas as regras e confiar apenas no vigor de tuas
resoluções, pois, esse é o momento em que aceitas a função sagrada que
só pode ser manifesta por meio de tuas resoluções. Tu podes passar uma
existência inteira dormente e falecer sem nunca ter posto em prática
tuas resoluções, porém, no dia em que te ergueres e, contrariando todas
as circunstâncias, apostares em tua capacidade de ser teu próprio
destino, então nada te deterá. Por que não fazer isso hoje? Reclama para
ti o direito de ser teu destino.
Marcadores: Quiroga
segunda-feira, setembro 11, 2017
Luz - Um Nutriente Vital
Luz é o componente vital do qual toda vida se origina, desenvolve, cura e evolui. Ondas de luz são frequências de radiação eletromagnética que estimulam diretamente o sentido da visão. Na realidade, a maior parte da energia existente vem da luz, que viaja a, aproximadamente, 300.000 quilômetros por segundo. Sem a luz, junto com oxigênio e água, toda a vida no planeta Terra cessaria de existir.
Ondas de luz que cobrem o espectro eletromagnético do infravermelho até o ultravioleta próximo e todos os comprimentos de onda que são úteis para as plantas ou a vida animal são classificadas como luz de espectro completo. Este termo foi concebido pelo fotobiologista Dr. John Ott para descrever fontes elétricas de luz que simulam o espectro visível e ultravioleta (UV) da luz natural. A luz solar é considerada de espectro completo (total) apesar que a distribuição espectral solar que atinge a superfície da Terra muda com a hora do dia, com a latitude e com as condições atmosféricas.
O Dr. John N. Ott descobriu que as ondas de luz distorcidas e a radiação associada que elas emitem têm um efeito adverso sobre plantas, animais e seres humanos. Sem a luz do dia suficiente, plantas, animais e humanos tornam-se não saudáveis e susceptíveis a doenças. "Não existe dúvida", ele afirma, "que a luz UV em grandes quantidades é prejudicial; no entanto, em níveis baixos, como na luz solar natural, ela age como um nutriente que sustenta a vida e é altamente benéfica".Ott também acredita que a "luz" é um elo perdido na pesquisa sobre câncer.
A luz artificial que emite ondas luminosas distorcidas contribui para o comportamento físico agitado, fadiga, mutação celular e capacidade mental reduzida. Este conhecimento tem sido levado a sério na maioria dos países escandinavos e principalmente na Alemanha, onde a iluminação com espectro completo é utilizada em escolas e em prédios públicos. Iluminação com espectro completo deveria ser obrigatória em todas as escolas e edifícios públicos.
A vitamina D é conhecida como "vitamina do sol" porque o nosso corpo a produz durante a exposição à luz solar. Já está bem estabelecido que uma das medidas preventivas mais forte contra o câncer que uma pessoa pode tomar é obter uma quantidade suficiente de vitamina D. Portanto, toda a histeria para se afastar do Sol que muitos departamentos de saúde têm promovido como uma prevenção de câncer, é, ironicamente, na realidade algo promotor do câncer.
Segundo vários estudos, os suplementos de vitamina D eliminam o risco de morte prematura, reduz o risco de câncer e melhora o sistema imunológico. A melhor fonte de vitamina D é a luz solar. A vitamina D é vital para dentes saudáveis e ossos, assim como para células nervosas, como o cérebro. Ela também age como um importante regulador do sistema imunológico. A vitamina D é uma vitamina essencial necessária pelo corpo para a absorção correta de cálcio, desenvolvimento dos ossos, controle do crescimento celular, função imune apropriada, função neuromuscular e diminuição de inflamações. A gema de ovo e o cogumelo Portabello são alguns alimentos naturalmente ricos em vitamina D.
[continua]
Fonte: http://www.nourishingbasics.com/uploads/Light-A_Vital_Nutrient-2__by_LCD__26-27_Oct_12__18_Jul__3_Aug_13__30_Aug_14.pdfMarcadores: espectro completo, John Ott, luz, sol, vitamina D
Oscar Quiroga - 3469
Semana 'útil'
Procura começar esta semana "útil" com tranquilidade e
despreocupação, ciente de que a atitude oposta te jogaria dentro do
vórtice angustiante em que o grosso de nossa humanidade opera a maior
parte do tempo, sem que isso signifique nada novo nem "útil". Inúmeros
equívocos estão arraigados no que nossa humanidade chama de
"normalidade", mas se tu realmente queres viver uma vida mais abundante,
aproveitando os recursos disponíveis e avançando no caminho, terás de
te desvencilhar desses equívocos, sem criticar a atuação alheia que é
resultado desses, mas constituindo em ti um ponto de influência que faça
a diferença e, inclusive, ajude as pessoas equivocadas a terem um
parâmetro de que algo diferente e melhor é possível no mundo inútil,
equivocado e distorcido em que existimos.
Marcadores: Quiroga
domingo, setembro 10, 2017
Nas margens do grande rio
Abaixo trechos deste livro [1] de Alceu Costa Filho.
Nenhuma prece lançada ao espaço em direção ao Pai fica sem alcançar seus objetivos. E Deus nos responde prontamente por meio de acontecimentos que alteram e modificam a vida em nosso derredor. Espíritos ainda apegados à matéria - da qual ainda não se desligaram por completo - são impressionados por sensações que acreditam estar vivenciando, como, por exemplo, a provocada por uma tempestade de chuva. Inferno é o estado de consciência de um espírito com tendência ao mal, após sua morte física. Um espírito pode produzir o movimento de um corpo sólido combinando parte do fluído cósmico universal com o fluído do próprio médium.
Referência:
[1] Alceu Costa Filho, Nas margens do grande rio, Petit Editora, São Paulo, 2002. ISBN: 85-7253-081-9.
Marcadores: Alceu Costa Filho, inferno
Oscar Quiroga - 3468
Detalhes práticos
Considera com cuidado todos os detalhes práticos envolvidos
na realização de teus desejos. Considera também o passo seguinte a essa
realização, pois, haverá toda uma manutenção administrativa para
preservar o que terás conquistado. Tu tens de admitir que os desejos,
pela sua própria natureza e poder, tornam a tua alma um tanto ingênua e
inconsequente, imaginando que só importa o regozijo da satisfação,
quando a própria experiência te serve para reconheceres que as coisas
não são bem assim. Desejos não são caprichos irresponsáveis da infância,
são poderes que brandes e que te amarram ao que realizas, produzindo
detalhes práticos que terás, queiras ou não, de administrar. Ciente da
realidade, aprenderás a discernir os desejos que vale a pena realizar
dos que é melhor deixar para lá.
Marcadores: Quiroga
sábado, setembro 09, 2017
A Luz Solar e a Saúde
A vida na Terra evoluiu sob a luz solar natural e tem existido por muito tempo sob o espectro completo de luz que ela contém. No entanto, a pesquisa científica moderna médica agora afirma que a luz solar é perigosa para a saúde das pessoas, e muitos óculos especiais e loções de protetores solares são comercializados para dar uma proteção completa. Muitos interesses financeiros entraram em jogo, o que fez a verdade ficar ainda mais obscura. Uma flor delicada na beira da praia toma todo o sol do dia e passa muito bem, obrigado...
Infelizmente, a helioterapia natural do passado foi substituída por muitas abordagens artificiais, como a quimioterapia. Muitas das terapias de hoje é como tomar uma pílula mágica: elas ou eliminam os sintomas ou debilitam os sentidos para que o problema não seja mais percebido. Mas a causa primária do problema não é tratada.
Como um carro, o corpo humano também precisa de combustível (na forma de comida), oxigênio (via respiração) e uma faísca (na forma de luz) para a ignição do processo de metabolismo, que nos permite movimentar esse corpo. Como o carro, aditivos adicionados ao combustível, na forma de vitaminas e suplementos, não vai resolver o problema causado por uma falta de comprimentos de onda apropriados de luz (a faísca no carro) necessários para criar o metabolismo completo. A porção visível do espectro eletromagnético, assim como certas porções além (cobertas pelo espectro solar, como infravermelho e ultravioleta), particularmente a faixa ultravioleta, age como um sistema de ignição para todas as funções biológicas humanas. Muito provavelmente, a luz é a medicina do futuro.
Referência: Jacob Liberman, Light: Medicine of the Future.Marcadores: helioterapia, luz solar
A Lâmpada Terapêutica
Luz Terapêutica: o que é, quando e como usar?
Sabia
que o ritmo natural de adormecer e acordar é, de forma natural,
determinado pela alternância entre a ausência e a presença da luz
solar? As lâmpadas de luz de espectro solar total permitem reencontrar o
equilíbrio quando falta a luz solar.
A luz solar condiciona a formação de
melatonina e regula a libertação de cortisol, hormônios que orientam as
funções do organismo no sentido do adormecer ou do acordar. Do
equilíbrio e ritmo da produção da melatonina e do cortisol dependem
tanto a qualidade do sono durante a noite como a vitalidade física e
mental durante o dia.
A deficiente iluminação por luz solar natural
pode comprometer seriamente este equilíbrio. Propomo-nos a ajudá-lo a
compreender melhor estes mecanismos e apresentamos algumas soluções que
façam diferença no seu dia-a-dia.
A melatonina é o hormônio que regula o adormecer e o acordar e cuja libertação depende da quantidade de luminosidade solar.
Durante o dia, perante a presença de luz
solar, o nível de melatonina é baixo, indicando ao organismo que se deve
manter ativo física e mentalmente.
Mas, assim que o sol desaparece no
horizonte e a luminosidade começa a diminuir, a libertação de melatonina
aumenta progressivamente. A subida do nível de melatonina orienta o
organismo a preparar-se para dormir e condiciona a alteração dos ritmos
físicos e mentais para induzirem o sono.
É na escuridão solar absoluta que a produção de melatonina é mais estimulada, propiciando um sono mais profundo.
O ritmo circadiano da melatonina
desenvolve-se, assim, numa alternância de baixos níveis durante o dia e
elevados níveis durante a noite.
Estamos programados neste sentido há
milhares de anos: o organismo humano está adaptado a esta regular alternância, de
forma natural, adormecendo ao início da noite a acordando quando o sol
se levanta no horizonte.
Quando falta a luz solar repetidamente, inicia-se um ciclo vicioso de sonolência diurna e insônia noturna.
Quando o organismo humano vive uma
situação em que a luz solar natural se torna escassa ou quase nula por
períodos de tempo prolongados de semanas ou meses, a capacidade de
manutenção do ritmo cirdadiano da melatonina é perturbada e tem reflexos
na sensação de vitalidade durante o dia e na capacidade de adormecer
durante a noite.
A pouca quantidade de luminosidade solar
durante o dia impede que a melatonina baixe para os níveis mínimos
adequados para o período diurno. Mantendo-se em níveis incorretamente
elevados, isso mantém o organismo no "modo dormir”. Daí que uma pessoa sinta
sonolência durante todo o dia, como se nunca estivesse bem acordada.
A
escassa luminosidade solar impede, simultaneamente, o estímulo à
libertação matinal do cortisol, agravando ainda mais a sensação de
fadiga que pode prolongar-se por todo o dia.
Depois de um dia durante
o qual a pouca luminosidade solar nunca permitiu que a melatonina
baixasse corretamente, o anoitecer não consegue, por seu lado, dar
origem a um estímulo de subida da melatonina habitual para o período
noturno. Nestas condições, a melatonina não é produzida em quantidade
suficiente para desencadear o processo fisiológico do adormecer.
Quase paradoxalmente, depois de um dia perturbado por sonolência e com sensação de fadiga segue-se uma noite de insônia.
Os habitantes dos países mais afastados
do equador, nos invernos de dias curtos e sombrios, e quem trabalha em
locais com iluminação exclusivamente artificial, vivem em círculo
vicioso, nesta sequência de dias de sonolência e fadiga, com noites de
insônia e pouco recuperadoras.
Luz de espectro solar total (completo): a saída desse ciclo vicioso rumo ao equilíbrio.
Substitutos
da luz solar natural são as lâmpadas de espectro solar total (ou completo). Estas
palavras "de espectro solar total” revestem-se da maior importância. De
fato, para que uma luz consiga estimular e regular a produção de
melatonina pela glândula pineal (epífise), é absolutamente necessário
que a radiação luminosa seja composta pelo conjunto completo de todos os
comprimentos de onda (ou frequências) que compõem a luz solar. Caso contrário, ela não é
eficaz.
As lâmpadas de iluminação habituais não emitem esse
espectro solar total.O uso de luz terapêutica, com lâmpadas de espectro
solar total, deve tentar imitar o ritmo solar natural com vista ao
reequilíbrio do ritmo da melatonina.
De
manhã, ao acordar, entre as 7h e as 9 horas deve-se expor a face,
especialmente a zona entre as sobrancelhas, à luz terapêutica. Esta
exposição visa enviar uma mensagem à sua glândula pineal para fazer
baixar a produção de melatonina, estimulando assim o seu processo físico
e mental do despertar.
No seu local de trabalho, pode-se continuar a usar um candeeiro com lâmpada de espectro solar total durante a manhã.
Mas depois das 14 horas não deve continuar a expor-se à lâmpada de luz terapêutica. Assim,
durante a tarde o seu corpo vai recebendo a informação da ausência de
luz solar e, ao fim do dia, ele é capaz de desencadear o estímulo da subida do
nível da melatonina e dar início ao processo do adormecer.
Despertador de luz solar total: o alvorecer do sol dentro do seu quarto
A primeira luminosidade do sol a clarear
no horizonte, cerca de duas horas antes do nascer do sol, é percebida
pela glândula pineal que vai começando a baixar lentamente a libertação
de melatonina. A esta baixa gradual de melatonina, o organismo responde
com a preparação fisiológica, igualmente lenta e suave, do acordar.
Quem
não gosta de acordar sobressaltado de forma repentina por um
despertador sonoro e prefere um despertar lento e suave pode optar por
um despertador de luz solar que imita o processo natural do acordar.
Este tipo de despertador começa a emitir luz de espectro solar total de
forma gradualmente mais intensa durante as duas horas que antecedem a
hora para que está programado o despertar, proporcionando um processo de
acordar natural, tranquilo e com mais energia.
Fonte: http://esmeraldazul.com/pt/blog/luz-terapeutica-o-que-e-quando-e-como-usar/
Marcadores: cortisol, hormônios, insônia, lâmpadas, luz, melatonina
Oscar Quiroga - 3467
Maior do que as circunstâncias
Em muitas oportunidades te parecerá que a vida te onera com
situações complicadas demais para administrares e começarás a entoar uma
cantiga de lamúrias à qual se agregará um coro de sofredores que
competirão contigo para ver quem sofre mais e melhor, fingindo
solidariedade. Cuida para não te viciar nesse estado de coisas, te
agarrando a ele como se fosse um salva-vidas, quando na verdade é uma
âncora que te afunda e paralisa. Aquilo que vives, por mais difícil que
te pareça, é fruto de uma necessidade, cuja causa não está em
recompensas e punições, mas naquilo que de mais proveitoso possa te
acontecer para que tu te disciplines, com o coração cheio de alegria,
até tomares as rédeas de teu destino e te tornares maior do que
quaisquer circunstâncias em que tua presença se insira.
Marcadores: Quiroga
sexta-feira, setembro 08, 2017
O Sono Polifásico
Na Referência [1] aborda-se esse tema.
Se você dorme apenas uma vez ao dia, como é comum na atualidade, dormindo 8 horas por dia, então você é adepto do sono "monofásico". Agora, se você dorme aproximadamente essa mesma quantia, 8 horas, porém, dividida entre o período da noite e um cochilo após o almoço (a "siesta" dos argentinos e mexicanos), como também é de praxe, então você é um praticante do sono "bifásico". E, caso você durma de maneira mais fracionada ainda, por exemplo, 2 horas aqui, 2 horas ali e 2 horas acolá, então você é praticante do sono polifásico.
Algumas pessoas que praticavam o sono polifásico foram: Leonardo da Vinci, Nikola Tesla, Jesus Cristo, Thomas Edison, Isaac Newton, Albert Einstein e Napoleão Bonaparte. Quando citamos essas pessoas com sono polifásico, não estamos querendo dizer que eles dormiam a mesma quantidade de horas que a grande maioria das pessoas (cerca de 8 horas). Essas pessoas citadas, de sono polifásico, dormiam bem menos do que 8 horas por dia, algo bastante incomum e até prejudicial aos olhos do vulgo.
Isaac Newton dormia em torno de 2 horas por dia. Tesla comumente dormia 4 horas por dia. Einstein utilizava-se deste recurso quando punha-se a criar desenfreadamente. Conta-se que Leonardo da Vinci dormia irrisórios 20 minutos diários.
Se a pessoa deixa de ter uma gula excessiva e, além disso, deixa de lado comidas pesadas como a carne, o seu processo digestivo é bem menor, e ela precisa de menos sono. Um indivíduo em jejum, diversas vezes, praticamente não dorme. Outro fator que ajuda esses criadores a não sentirem muito sono é, justamente, a avidez deles na absorção do conhecimento e o prazer nesta prática.
Está na moda comer de "3 em 3 horas", sem se preocupar com o descanso digestivo do organismo. Essas pessoas não pensam na sua fisiologia e sobrecarregam as energias que serviriam para manter-lhes saudáveis e com o estado imunológico fortificado. No momento que comem o tempo inteiro, de pouco em pouco, fazem com que o processo de digerir os alimentos nunca acabe, obrigando-os a uma fadiga e um sono longo e interminável.
Algo semelhante acontece com o processo do sono, achando-se absurdo dormir tão pouco, como os sábios citados acima, e ser saudável. Por conseguinte, o médico dirá: "dormir 8 horas por dia é o mais saudável", mas, na verdade, o ato de dormir pouco, para uma pessoa que leva uma vida frutífera, entusiasmada e pelo caminho reto, nada tem de prejudicial.
Referência:
[1] Bruno Borges, TAC: Teoria de Absorção do Conhecimento, Arte e Vida - Infinity Editorial, 2017. ISBN: 978-85-69359-04-3.
Marcadores: Bruno Borges, sono
Oscar Quiroga - 3466
Pensamentos: forças da natureza
Teus pensamentos são forças da natureza que buscam ser postos
em ação, por isso a necessidade de conheceres como a mente funciona,
quais são todas suas camadas de manifestação e, principalmente, de que
forma o ser que tu és pode e deve tomar as rédeas. Os pensamentos se
pensam sozinhos? Enquanto não tomares as rédeas é isso mesmo que te
parecerá, pois, não terás domínio algum sobre essas forças da natureza.
Tu és o pensador interior, o ser capaz de conduzir essas forças para o
objetivo que desejes e se te dedicares a esse exercício reconhecerás não
haver nada mais importante do que isso na experiência humana. Toca
todas as fibras mais íntimas do teu ser para descobrir qual é a fonte de
onde emanam essas forças da natureza, nada há de mais importante para
tu experimentares.
Marcadores: Quiroga
quinta-feira, setembro 07, 2017
Oscar Quiroga - 3465
Regras de conduta
Adota esta regra de conduta, sempre será melhor te atreveres a
levar à prática tuas ideias e desejos do que depois te arrependeres de
não teres feito nada nesse sentido. Agrega a essa regra a observação de
que todos teus semelhantes humanos têm o mesmo direito e que, por isso,
há necessidade de a regra inicial ser contemplada sob a ética de que
tuas ações promovam a liberdade de todos e não submetam ninguém a
constrangimentos nem opressões, mas que, diante de alguém que se
comporte opressivamente tu terás o direito e a obrigação de contrariá-lo
para que a experiência humana no cenário mundial possa continuar se
desenvolvendo da melhor maneira possível. Se tu seguires estes desígnios
básicos, poderás fazer o que quiseres e tua presença será promotora de
benefícios a todos.
Marcadores: Quiroga
quarta-feira, setembro 06, 2017
Oscar Quiroga - 3464
Tua história é a história do mundo
O mundo não é apenas o que teus cinco sentidos percebem,
porque além das aparências há também uma teia invisível que é tão real e
determinante quanto as formas que se evidenciam. Tua presença também é
assim, uma forma aparente e um ser invisível que existe no interior. Tu
serás uma entidade completa na mesma medida em que fizeres o necessário
para coordenar tua aparência e o ser invisível que tu és e, quanto maior
for a descoordenação, mais dificuldades tu terás que combater no dia a
dia. Essa, que é tua história pessoal, é também a história do mundo, e é
por isso mesmo que te cabe um papel de protagonista, pois, quanto
fizeres para superar a distância e unir o que não se une
espontaneamente, mais benefícios agregarás ao mundo através de todas as
pessoas com que te relacionares.
Marcadores: Quiroga
terça-feira, setembro 05, 2017
Mensagem de Mãe Maria - 17/2017
Amados Filhos,
Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.
Os
traumas do passado vêm à tona neste tempo, para que possais reconhecer
suas origens, ponderar sobre vossas responsabilidades e, na compreensão,
purificá-los pela força do perdão.
Lembrai-vos
que vieste ao mundo da ilusão para resgatar vosso poder de
compartilhar, de estender a mão, de ser solidário com todos aqueles que
pedem vossa ajuda.
Para
cumprir esse propósito, mister se faz que possais reconhecer que tudo
vem do Pai, a fonte infinita da luz que tudo provê, e que sois apenas
administradores do “bem comum” com a incumbência de compartilhar tudo que
flui da luz para vós, sabendo que a parcela de luz que não vos pertence
precisa ser redistribuída pelo poder da justiça divina.
Se
não for esse vosso entendimento sereis mais um dos filhos da Terra que
se consideram injustiçados, pois quase nunca conseguem usufruir o que a
vida tem a oferecer.
Ilusão, amados, quem assim pensa vive na ilusão!
A
vida vos oferece muito mais do que verdadeiramente sois merecedores ou
necessitais, e isso acontece para que possais sair da influência do
egoísmo, para reconhecer que o que é vosso sempre permanecerá com vós,
mas aquilo que chegou a vós para que pudésseis devolver ao mundo, será
do mundo e, assim sendo, precisais devolver ao mundo através do gesto de
compartilhar.
Olhai para alguns personagens ao longo das eras que, com seu exemplo, marcaram os Filhos da Terra.
Olhai
para o meu Filho, vosso amado Mestre, que mostrou o caminho da
solidariedade, da compaixão, do amor e do perdão, que sempre estendia a
mão para suprir as necessidades de seus irmãos.
É
hora, pois, de reconhecer que tudo vem do Pai, e que vossos desencontros
do passado decorreram da incompreensão e do egoísmo, ativado por vosso
ego, que sempre vos revela a visão limitada daqueles que pensam, sentem e
agem pensando somente em si próprio.
Ninguém passa pela vida sozinho nesse vosso planeta.
Todos
precisam de todos, eis que todos aí estão para compreender que tudo
está unido pelos laços da hereditariedade, e todos possuem o mesmo laço,
o mesmo Pai Criador que quer resgatar suas crianças pela força do amor.
Só
amor pode acabar com a separação, só o amor pode fazer derreter o ódio,
a ira, a injustiça, a mágoa, a incerteza que cega, que fomenta as
guerras, que separa, que alimenta tanta culpa.
A culpa não existe aos olhos do Pai.
A culpa foi criada por vós, Filhos da Terra, para justificar a ausência do amor e da compreensão em vossos corações.
Este
é o tempo de resgatar este entendimento, para que possais dissolver as
pendências do passado, que aí estão pesando em vossos corações e em
vossas vidas, impedindo vosso crescimento, toldando vossa visão,
endurecendo vosso coração, isolando-vos da fonte do divino que anseia
por fluir através de todos, para que a vida seja vivida com liberdade e
gratidão na certeza que o caminho da luz exige disciplina e compreensão
do propósito que trouxe a todos ao mundo da ilusão.
Bem
amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos
e envolvendo a todos no meu manto de proteção, porque Eu Sou Maria,
Vossa Mãe.
SP-05-09-2017-Mensagem de Mãe Maria-17-2017 recebida por Jane M. Ribeiro.Marcadores: Mãe Maria